Mais
×

Temas para trabalhos de pesquisa sobre História da Arte

Atualizado em 23 março, 2017

A maioria dos estudantes temem escrever um trabalho de pesquisa, mesmo que seja dentro do campo da História da Arte. Ao escolher um tema para o seu trabalho, busque um cujas referências sejam fáceis de usar. É melhor encontrar um tema que o interesse e sobre o qual você já possua algum conhecimento. Quanto mais confortável se sentir em relação ao assunto, melhor o seu trabalho será.

Pintura datada do século 17 (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Organização do trabalho

Ao escolher um tema, lembre-se que você poderá desenvolvê-lo narrativamente ou analiticamente. Se usar o estilo narrativo, você deverá fornecer uma descrição do tópico baseado em fatos e opiniões. Deve-se empregar tanto citações quanto paráfrases. No estilo analítico, você criará um argumento ou problema, e então fornecerá evidências que possam apoiar a posição que seguir.

O desafio da escolha do tema

Existe uma grande diferença entre um trabalho de pesquisa sobre História da Arte e uma simples dissertação: no primeiro, você deverá traduzir a linguagem visual em verbal. Para fazer isso corretamente, é preciso familiarizar-se com os termos e conceitos necessários à descrição de obras de arte. Não será suficiente apenas descrever o que você vê, mas deve-se também garantir que a sua descrição fornecerá um argumento ou ponto de vista de maneira eficaz.

Ideias de temas sobre a Renascença

Para a Renascença, é possível escolher discutir e explicar as mudanças no estilo de Michelangelo usando uma comparação ou contraste entre dois ou mais trabalhos iniciais e finais do artista. Em seguida, discuta sobre os fatores que contribuíram para as mudanças que identificou.

Avalie a carreira de Leonardo da Vinci e as suas contribuições para a história da arte. Não esqueça de usar exemplos específicos para apoiar o seu ponto de vista.

Temas sobre o Extremo Oriente

Para um trabalho sobre a arte do Extremo Oriente, é possível, por exemplo, traçar o desenvolvimento da arquitetura budista, as pinturas e esculturas da Índia, do seu início até o final do século 17.

Compare e crie contrastes entre as artes visuais do Japão, China e da Índia. Explique como a arte visual desses países apresentam semelhanças e diferenças. Não esqueça de usar referências dos trabalhos de cada cultura para apoiar o seu ponto de vista.

Temas sobre a Idade Média, o gótico, o romanesco e o bárbaro

Explique e discuta a importância das iluminuras na arte do Império Romano. Compare e crie contrastes entre os diferentes manuscritos, usando exemplos específicos.

Analise, no mínimo, três construções para descrever o desenvolvimento da arquitetura romanesca.

Analise as formas, estilos e assuntos característicos da arte bárbara europeia, ilustrando os pontos principais com trabalhos específicos. Discuta a influência desse estilo na arte cristã europeia.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article