Teorias da resposta ao estímulo

Escrito por don rainwater | Traduzido por fernando prezotto
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Teorias da resposta ao estímulo
O sino toca, é dada uma recompensa. Uma clássica resposta a estímulos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As teorias de resposta a estímulos tiveram seu auge com Ivan Pavlov em 1927. A teoria de Pavlov dizia que quando um objeto ou estímulo inato (comida) é apresentado ao sujeito (um cachorro) com um indicador externo (sino), o sujeito reagirá da mesma maneira quando o indicador for apresentado e o estímulo removido. Antes e depois da teoria de Pavlov, outros behavioristas criaram as teorias sobre respostas a estímulos. Algumas teorias incluem a lei do efeito de Thorndike, e a teoria do aprendizado social de Bandura.

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Thorndike: A lei do efeito

A lei do efeito de Thorndike diz que se um organismo recebe uma resposta positiva por um estímulo, um laço positivo será criado e fortalecido. Ele explica também que se o organismo receber uma resposta negativa ao estímulo, o laço entre o organismo e o estímulo se enfraquece. Thorndike segue a lei do efeito com a lei da prontidão, que nos diz que se ações repetidas produzem o mesmo efeito positivo, essas ações serão repetidas. Se paradas ou interrompidas, o organismo mostrará irritação. Se a irritação persistir, o organismo parará de ter o comportamento inicial.

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Organismos comportam-se de acordo com o estímulo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A teoria de condicionamento clássica de Watson

John Watson expandiu a teoria de Pavlov afirmando que todos eram um produto do meio onde vivem. Watson acreditava que tudo, de interação social à fala, era produto de estímulos e respostas. Nesse mundo estéril de somente respostas, Watson sustentou a ideia de que consciência e escolha não existiam. Ele negava a existência da mente e que o comportamento existe apenas quando a resposta era iniciada por um estimulo. Ele provou essa teoria utilizando um garoto, Little Albert. Quando foi apresentado um rato ao menino, ele não apresentava medo. Depois de um tempo, Watson faria um barulho alto quando o rato fosse mostrado, o menino associou o rato com o barulho e começou a temer o animal. Essa experiência foi muito controversa porque o sujeito estava separado de uma população protegida, uma criança.

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Medo é uma resposta condicionada, de acordo com a pesquisa psicológica de John B. Watson (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A teoria do condicionamento operante de B.F. Skinner

A teoria de resposta a estímulos de B. F. Skinner é conhecida como condicionamento operante. Essa teoria afirma que um organismo se move naturalmente ao redor do ambiente até que o estimulo seja introduzido. O movimento é aleatório porque o estímulo não é antecipado. A reação ao estímulo será positiva ou negativa. Se a resposta for positiva, o organismo repetirá o comportamento anterior que produziu resultados positivos, e o comportamento é aprendido. O experimento de Skinner prova a teoria usando um rato em uma caixa. O estimulante foi um pedal que entregava um pastilha de comida. Quando o rato acidentalmente pisava no pedal e a pastilha chegava, ele aprendeu que ao pressioná-lo ele receberia a recompensa positiva da comida.

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Repetições positivas representam repetidas interações positivas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A teoria do aprendizado social de Bandura

Albert Bandura levou a teoria de Pavlov um passo adiante com seu desenvolvimento de teoria do aprendizado social. Bandura acreditava que todo comportamento era derivado de observação e aprendizado. Colocando esta teoria nos termos Pavlovianos, o estímulo é o comportamento observado demonstrado por um estimulo. Isso é o comportamento modelado. O organismo repete o comportamento observado do estímulo. Enquanto Pavlov associava estímulos e respostas com condições ambientais, Bandura acreditava que um elemento cognitivo existia na exibição e modelagem do comportamento. A teoria de Bandura é a base de estilos de educação modelados. A expansão da teoria original de Pavlov por Bandura resultou em mais teorias modernas de educação e aprendizado.

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O comportamento é modelado e aprendido (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

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