Terapia para lesões por esforço repetitivo

Escrito por gregory hamel | Traduzido por ágata erhart
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Terapia para lesões por esforço repetitivo
A lesão por esforço repetitivo (LER) pode causar dores e o afastamento das atividades (Comstock/Comstock/Getty Images)

As lesões por esforço repetitivo ocorrem quando um músculo, uma articulação, um tendão ou outra parte do corpo é usada em uma certa ação inúmeras vezes, o que, aos poucos, causa danos. Esse problema é comum entre atletas e trabalhadores que usam muito sua parte física e pode levar semanas ou até mesmo meses para ser curado completamente. Porém, seguir uma rotina adequada de terapia pode acelerar a recuperação e prevenir lesões futuras.

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Descanso

Provavelmente, a parte mais importante da reabilitação de uma lesão por esforço repetitivo é o descanso. Já que o esforço exagerado causa o problema, parar com a atividade que prejudica a parte do corpo em questão irá prevenir danos futuros a juntas, músculos e tendões. Isso também dissipa a irritação, e qualquer dor ou inchaço irá desaparecer. O problema em descansar, para muitas pessoas, é que seu esporte ou trabalho requer que usem o corpo da forma que causa o machucado. É importante não retornar à atividade tão cedo após uma lesão como essa, ou a cura alcançada poderá ser anulada, gerando uma piora no problema. Para os atletas, um treinamento multifuncional poderá ajudar a manter o condicionamento físico sem agravar as lesões. Por exemplo, um corredor com um pé machucado pode andar de bicicleta ou nadar para limitar o impacto nas articulações. Assim que você retomar as atividades após um machucado, não volte ao nível máximo. Retorne devagar para ter certeza de que você não irá fazer o problema reaparecer.

Inflamação

A inflamação é comum em casos de lesões por esforço repetitivo -- tendinite, um transtorno comum, é causada por inflamação nos músculos e tendões. Controlar a inflamação depois de um problema como esse é essencial para gerar um processo de cura. Sempre que uma articulação, músculo ou tendão ficar ferido ou dolorido devido ao uso repetitivo, é uma boa ideia aplicar gelo na área uma vez a cada duas horas, durante 15 minutos. Assegure-se de usar um pedaço de pano ou outra proteção entre o pacote de gelo e a pele para prevenir queimaduras. Poderá ser útil, também, tomar medicações anti-inflamatórias, como ibuprofeno, para diminuir a dor. Se você planeja participar de uma atividade que poderá irritar ainda mais o machucado, tome um anti-inflamatório, antes, como precaução.

Fisioterapia

A fisioterapia é uma parte essencial da recuperação de uma lesão por esforço repetitivo. Esses machucados geralmente acontecem quando você faz uma atividade de modo impróprio ou usando músculos, articulações e tendões que não são suficientemente fortes para suportarem o nível de atividade a que você os está submetendo. Aumentar sua flexibilidade com exercícios de alongamento irá reduzir a chance de juntas hiperestendidas, o que pode reduzir a probabilidade de uma lesão. Fazer exercícios para fortalecer os músculos irá ajudar a solidificar juntas e tendões, aumentando sua habilidade para trabalharem sem ficarem machucados. Os exercícios específicos para isso variam, dependendo do seu problema. Um médico ou fisioterapeuta poderá fazer recomendações. As faixas de resistência podem ser úteis para a realização de exercícios de fisioterapia, já que são portáteis e a resistência que proporcionam pode vir de qualquer ângulo.

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