on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como testar a carga de um gerador

Atualizado em 20 julho, 2017

Parte da manutenção de um gerador é o teste de carga. Coloque uma capacidade de carga de 100% em um gerador e permita que ele fique funcionando durante um tempo, este processo não só traz à tona problemas no gerador, no motor e no seu sistema de refrigeração, como também beneficia o motor encaixando devidamente os anéis e desalojando incrustações nas câmaras de combustão e nas válvulas. Os motores à diesel precisam de um teste de carga periódica, a fim de manter o desempenho e a economia de combustível.

Instruções

Todos os geradores devem ser periodicamente testados com uma carga de 100%, para encontrar eventuais falhas (generateur1 image by JULIOPHOTO from Fotolia.com)
  1. Cheque o nível de fluido no gerador. Certifique-se de que o tanque de combustível esteja cheio, o nível de óleo está correto, e o tanque do radiador ou do líquido de arrefecimento esteja cheio, além disso veja se ele é um gerador refrigerado a água.

    Loading...
  2. Inicie o gerador e deixe-o atingir a temperatura normal de funcionamento. Veja e ouça eventuais problemas ou ruídos anormais. Se você observar algum problema, não prossiga com o teste até que ele seja resolvido.

  3. Comece ligando as cargas, pode ser com qualquer valor de cargas elevado como 220 volts e então vá adicionando pequenas cargas de 110 volts até completar 50% da carga nominal máxima contínua do gerador em cada saída. Não exceda 50% em qualquer uma delas. Se possível, use 220 ​​volts cargas resistivas, como em grandes aquecedores ou aquecedores de água. Eles simplificam este passo porque aplicam a carga para cada saída da mesma forma.

  4. Verifique a amperagem de cada saída com o amperímetro, e certifique-se que a tensão de cada uma está na posição neutra com o voltímetro, para ler os volts CA. Para um gerador de 110/220 volts fase única, a tensão de cada uma das saídas deve situar-se entre 105 e 125 volts, e a corrente deve ser a metade dos watts nominais dividido pela tensão. Por exemplo, se a tensão de cada uma das saídas na posição neutra é de 117 volts, e o gerador é avaliado a 10 quilowatts contínuos, então cada uma delas deverá ser carregada a 5000 dividido por 117, ou seja, cerca de 42 ampères. Se uma ou ambas as saídas estão abaixo de 105 volts em carga completa, quer dizer que o gerador falhou no teste e precisará de reparos.

  5. Monitore o gerador, mantendo a mesma carga durante todo o teste. Cuidado com o superaquecimento, para você poder ouvir ruídos estranhos, e monitorar a saída. Se ocorrer algum problema, desligue-o rapidamente para minimizar os danos e repare-o antes de voltar ao serviço. O tempo que o teste deve se estender depende do tipo de gerador. Os geradores Light-duty portáteis não devem ser executados em carga completa por mais de três ou quatro horas. Os geradores de escala industrial deve ser capazes de funcionar durante oito horas. Os de regime contínuo a ar ou os refrigerados a água devem funcionar até 24 horas. Os maiores a diesel de nível industrial devem ser executados em carga completa a cada semana.

  6. Remova as cargas gradualmente na conclusão do teste, e deixe que o gerador funcione sob carga leve durante uma hora. Remova todas as cargas a cinco ou dez minutos antes de desligar o gerador.

Loading...

O que você precisa

  • Aquecedores elétricos e luzes, totalizando 100% da carga nominal
  • Voltímetros
  • Amperímetro

Referências

Loading ...
Loading ...