Como testar e determinar o nível de leitura de uma criança

Escrito por christy maxwell | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como testar e determinar o nível de leitura de uma criança
Saber o nível de leitura do seu filho pode ajudar a selecionar livros divertidos e desafiadores (reading image by max blain from Fotolia.com)

Determinar o nível de leitura de uma criança garante que os estudantes entendam melhor o material apresentado na escola. Além disso, se uma criança estiver muito abaixo do nível de seu ano escolar, pode ser um sinal de dificuldade de aprendizagem, problema emocional ou físico, ou uma pista de que ela possa precisar de estratégias de ensino diferentes. Um nível de leitura anormalmente elevado também é uma indicação de superdotação. Crianças que estiverem muito acima dos colegas da mesma idade precisam de enriquecimento instrucional para mantê-las interessadas e comprometidas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escolha livros que a criança esteja lendo. Com frequência, os níveis de leitura estão listados na contracapa do livro. Um livro de nível 4,2 indica um nível de leitura do segundo mês do quinto ano. Se o nível não estiver listado no livro, há bancos de dados com livros e seus níveis disponíveis.

  2. 2

    Selecione passagens que sigam os seguintes critérios:

    Grau 1: 14-15 palavras; 4-5 frases Grau 2-3: 40-60 palavras; 6-8 frases Grau 4-5: 75-100 palavras; 6-8 frases Grau 6-8: 100-150 palavras; 6-8 frases Grau 9-12: 200 palavras; 6-8 frases.

  3. 3

    Para alfabetização em inglês, use o Fry Graph for Estimating Readability se os materiais de nivelamento de leitura não estiverem disponíveis. Este gráfico, criado pelo Dr. Edward Fry, é uma das ferramentas mais usados para medir níveis de leitura de textos.

  4. 4

    Instrua o estudante a ler passagens, marcando as palavras que ele errou. Se ele ler errado mais de três palavras, passe para uma seleção de nível inferior.

  5. 5

    Crie uma questão para cada frase da passagem. O nível de leitura de um estudante não depende apenas da habilidade em falar as palavras. Entender o que se está lendo é vital para uma medida precisa de um nível de leitura. Os estudantes não podem errar mais que uma questão em cinco. Para a frase exemplo, "Cassy lambeu as patas, esfregou-as nos bigodes sujos de leite e miou bem alto", uma questão poderia ser "Que tipo de animal Cassy é?"

  6. 6

    Obtenha listas de palavras com níveis e graus. Há muitas listas disponíveis na Internet, mas usar palavras tiradas de um livro nivelado é uma excelente maneira de medir o nível de leitura baseado no que o estudante leu ou tipos semelhantes de textos.

  7. 7

    Determine o nível de fluência da leitura. Listados abaixos, encontre o número aproximado de palavras por minuto que os estudantes devem ler em cada nível com 98% de acerto.

    Grau 1: 60-70 palavras por minuto (ppm) Grau 2: 70-90 ppm Grau 3: 90-120 ppm Grau 4: 120-150 ppm Grau 5: mais de 150 ppm Graus superiores: mais de 150 ppm (usando as passagens apropriadas para cada grau)

  8. 8

    Use as passagens de legibilidade, resultados de compreensão e níveis de fluência para obter um nível de leitura. Combinar todas as três medidas é uma maneira mais precisa de selecionar livros num nível instrucional do estudante.

  9. 9

    Mantenha um registro corrente de níveis de livros que as crianças leem e compreendem com sucesso para obter uma média. Essa é provavelmente a medida mais confiável, pois ela não depende da habilidade de teste de uma criança e geralmente não é influenciada por ansiedade, falta de atenção ou outros fatores.

  10. 10

    Encontre o professor do estudante. Muitas escolas oferecem uma variedade de testes de diagnóstico para determinar os níveis de leitura. Lembre-se de uma variedade de fatores que podem influenciar o desempenho de uma criança nesses testes.

Dicas & Advertências

  • No caso de alfabetização em inglês, verifique o nível de leitura usando outros métodos, como o Gunning Fog Method, o Flesch Formula e o Powers-Sumner Kearl Formula. O Flesch Formula é o método de legibilidade padrão usado pelas Agências Governamentais dos EUA.
  • Use o Miller Word Identification Assessment (MWIA), New Elizabethan Test e Wide Range Test para avaliações rápidas e fáceis de níveis de leitura. Todos estão disponíveis gratuitamente pela internet. Porém, esses testes não são considerados padrões acadêmicos, mas podem refletir as áreas fracas que precisam de mais foco na instrução.
  • Muitos fatores afetam a leitura e as avaliações dos níveis. Basear-se em apenas uma medida costuma dar a impressão de que a habilidade do estudante é menor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível