Como testar habilidades sensoriais e motoras

Escrito por eric erickson | Traduzido por eduardo horst maidana
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Como testar habilidades sensoriais e motoras
Deficiências sensoriais e motoras são geralmente sutis (child image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Avanços nas técnicas e testes de diagnósticos tem ajudado a identificar dificuldades sensoriais e motoras em bebês, crianças e adultos. Geralmente ligados a autismo e outros problemas de desenvolvimento, problemas com a função motora fina e grossa, bem como com o processamento sensorial que leva à resposta motora, podem ter fontes neurológicas. Testar as habilidades sensoriais e motoras é uma importante parte da monitorização do desenvolvimento de qualquer criança.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

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    Observe a criança durante situações ativas. Geralmente, as preocupações sobre o desenvolvimento motor nascem da observação da criança em atividades diárias. Crianças que parecem ter falta de coordenação ou parecem hipersensíveis à estimulação sensorial, como toques, barulhos altos ou salas lotadas, podem estar apresentando sintomas de algum tipo de desordem de desenvolvimento.

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    Pergunte a outras pessoas em contato com a criança. Geralmente os professores e outros profissionais da escola são os primeiros a notar problemas no desenvolvimento sensorial. Crianças que estão dentro da faixa normal de teste de visão e audição podem ter outros problemas com o processamento sensorial, mais difíceis de diagnosticar. Os pais devem sentir-se livres para investigar preocupações pessoais questionando outros adultos que passam tempo com as crianças.

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    Peça informações a um médico. Leve suas preocupações, assim que surgirem, ao pediatra da criança. Ele irá encaminhar a criança a um terapeuta ocupacional ou a um especialista em desenvolvimento, que irão analisar os mesmo processos de observação e entrevistar outras pessoas. As crianças serão observadas durante a realização de tarefas motoras finas, como escrever e desenhar, imitar gestos, medir respostas à estimulação auditiva e tátil, e navegar por trajetos com obstáculos para medir a função motora grossa. Dificuldades sutis no funcionamento sensorial e motor geralmente não aparecem até que a criança tenha alguns anos de idade. O SIPT, ou Sensory Integration Praxis Test (teste Praxis de integração sensorial), é desenvolvido para crianças entre 4 e 10 anos.

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    Siga as recomendações dos profissionais. Muitas escolas oferecem terapeutas ocupacionais para crianças que necessitam. Crianças devem se consultar com os terapeutas regularmente, para que ele sugiram medidas terapêuticas. As crianças com problemas sensoriais e motores podem ter que evitar atividades de causam dificuldades ou aflição. Para os pais, entender as causas dos problemas sensoriais e motores pode ajudar a ajustar, aceitar, seguir as opções de tratamento para melhorar as funções motoras de seus filhos.

Dicas & Advertências

  • Diagnósticos de problemas de desenvolvimento devem ser conduzidos com uma variedade de teste padronizados que possuem uma escala de função "normal". Os teste podem ser inconclusivos, devido a natureza precisa das condições, e os diagnósticos podem mudar com o tempo ou opiniões diferentes. Paciência e observação continuam sendo as melhores ferramentas disponíveis.

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