Como testar um regulador retificador de uma CBR

Escrito por william machin | Traduzido por marcelo couto
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Como testar um regulador retificador de uma CBR
Teste a tensão do sistema de ignição da CBR com um voltímetro (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A Honda produz uma variedade de modelos da série CBR de motos esportivas, entre eles a CBR 600F4. Os modelos a partir do ano 2000 até o presente possuem sistemas de ignição digital com um regulador/retificador que controla a saída de tensão para o motor e acessórios da motocicleta. Em alguns casos, problemas no sistema de ignição, como redução de desempenho do motor quando os faróis estão acesos, indicam um problema no sistema carregador ou no regulador/retificador. Testar esta parte em uma Honda CBR requer experiência e conhecimentos mecânicos sobre os componentes elétricos de uma moto.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Ferramentas de medida
  • Voltímetro

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Instruções

  1. 1

    Afrouxe e remova os parafusos nos dois lados da carenagem do assento com uma chave soquete. Levante a carenagem para ter acesso total à bateria e ao gerador.

  2. 2

    Conecte as ponteiras positiva e negativa do voltímetro aos terminais positivo e negativo da bateria. Se ela é boa e o motor estiver desligado, a tensão deve estar entre 10 e 12 volts. Se estiver abaixo desse valor, recarregue a bateria antes de continuar com o teste.

  3. 3

    Ligue o motor e deixe-o em ponto morto até que esquente. Ligue os faróis e observe o visor do voltímetro. Com o motor em ponto morto e uma bateria completamente carregada, uma queda de tensão abaixo dos 10 volts indica um problema com o sistema de carregamento ou com o regulador/retificador. Desligue os faróis e o motor.

  4. 4

    Verifique o sistema de carregamento, desconectando os fios que o ligam ao gerador. Ajuste o voltímetro para "Ohms" e prenda as ponteiras aos terminais do gerador. Uma leitura considerada normal deve estar entre 1,9 e 2,5 ohms. Se o valor estiver abaixo deste nível, substitua o gerador antes de prosseguir com o teste.

  5. 5

    Prenda as ponteiras do voltímetro aos terminais da bateria. Ajuste o multímetro para "Volts" e ligue o motor da moto. Com uma bateria e gerador em boas condições, a tensão exibida deve estar entre 13 e 14,5 volts. Se estiver abaixo deste valor, prossiga com o teste.

  6. 6

    Ligue o motor e deixe-o em ponto. Em seguida, ligue os faróis. Se a tensão cair abaixo de 12 volts ou o motor morrer, o regulador/retificador está com problemas e deve ser substituído.

Dicas & Advertências

  • Sempre verifique as condições de garantia antes de mexer na moto. Teste a continuidade de toda fiação e conectores associados com a ignição e sistema de carregamento antes de substituir o regulador/retificador. Mecânicos inexperientes devem recorrer aos serviços de um profissional para realizar os testes elétricos e de ignição.

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