Sintomas de falha da fonte de alimentação de computadores

Escrito por gregory hamel | Traduzido por claudio porstmann
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de falha da fonte de alimentação de computadores
A fonte de alimentação é responsável de alimentar todos os dispositivos num computador (computer power image by robert mobley from Fotolia.com)

As fontes de alimentação são componentes de hardware essenciais que trazem energia da tomada e a convertem em eletricidade na voltágem apropriada para a placa-mãe de um computador e outros dispositivos. As fontes de alimentação podem ficar sobrecarregados se o computador exige mais energia do que a fonte é capaz de produzir, o que pode resultar em falha da fonte. Uma fonte de alimentação com defeito deve ser substituída imediatamente para evitar danos ao sistema. Felizmente, existem uma série de sinais que podem ajudar a identificar uma falha na fonte de alimentação.

Outras pessoas estão lendo

Falhas de software

A primeira dica de que o fornecimento de energia está falhando são falhas inexplicáveis do computador ou reinicios repentinos. Quando a placa-mãe, o processador e a memória RAM não recebem energía suficiente eles originam erros que levam a falhas. O principal problema com o diagnóstico de uma falha no sistema de alimentação como razão de panes do computador é que muitos outros tipos de problemas no computador podem levar a essas falhas. Vírus, superaquecimento do processador, problemas de memória RAM e problemas de driver de software também podem resultar em travas.

Calor

Outro sintoma importante de falha da fonte de energia é o calor excessivo que a fonte está produzindo. Em funcionamento normal, as fontes de alimentação são geralmente quentes ao toque, mas não tanto como para ser desconfortável ou até de queimar a pele. Se o seu computador trava, toque diretamente na fonte de alimentação ou, durante o funcionamento, na parte da carcaça onde a fonte está localizada, para ver se está quente demais. Se estiver muito quente, há uma boa probabilidade que a falha foi causada por uma fonte com defeito. Outro ponto é que, quando a fonte começa a falhar, os ventiladores internos ficam mais lentos. Isto causa um aumento na temperatura da CPU e RAM, o que também pode ser um motivo de travas do computador.

Barulho e cheiro

Barulho e cheiro também são uma indicação de falha no fornecimento de energia. Quando uma fonte de alimentação é severamente sobrecarregada, pode se tornar tão quente que os componentes começam a arder. Se você sentir cheiro de fumaça ou algo queimado vindo do seu computador, há uma boa possibilidade de que a fonte de energia está queimando. Ruídos podem também ser uma boa indicação. As fontes de alimentação têm ventiladores que muitas vezes se tornam mais barulhentos ou sibilantes quando o dispositivo está falhando. Os ventiladores de refrigeração dentro do gabinete do computador também podem se tornar mais barulhentos com falhos da fonte.

Falha de inicialização

Se uma fonte de alimentação sofre uma falha total, o computador não pode ser ligado. Além disso, todos os dispositivos periféricos também não vão receber nenhuma corrente elétrica, portanto nem discos duros nem os ventiladores irão girar. Como às vezes problemas com a placa-mãe também podem causar falhas no arranque inicial do sistema operativo, é uma boa ideia abrir o computador e verificar se todas as luzes na placa-mãe acendem quando você tenta arrancar o sistema. Se as luzes não acender, e portanto a placa-mãe não está recebendo energia, é muito provável que a fonte de alimentação tenha quebrado.

Considerações

Fontes de alimentação devem ser substituídas antes que elas se tornam incapazes de proteger os outros componentes do sistema de possíveis danos devido a falhas, falta de energia e superaquecimento. A maioria dos computadores vêm com uma fonte de alimentação adequada para alimentar todos os dispositivos básicos do sistema. Mas quando melhoramentos são feitos, como adicionar uma nova placa de vídeo, mais memória RAM ou HDs adicionais, a demanda de energia pode exceder a produção de uma fonte de alimentação. Sempre que você faz um upgrade de hardware substancial, considere também a necessidade de trocar a fonte de alimentação para poder providenciar energia suficiente ao novo dispositivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível