Tipos de alimentos vegetarianos produzidos por fungos

Escrito por casandra maier | Traduzido por raquel l. pontes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de alimentos vegetarianos produzidos por fungos
O molho de soja é um condimento vegetariano feito com fungos durante um processo de fermentação (Photodisc/Valueline/Getty Images)

Fungos são organismos microbiais que agem como decompositores e agentes recicladores no ecossistema. Eles também são importantes para os seres humanos, já que ajudam no crescimento de plantas e servem como fonte de alimento. Alimentos fúngicos, como cogumelos comestíveis, podem ser comidos diretamente, enquanto outros são usados como fermentadores, convertendo uma substância alimentícia em outra. Os vegetarianos que seguem uma dieta livre de produtos com carne podem se beneficiar dos fungos, já que muitos alimentos vegetarianos são produzidos por eles.

Outras pessoas estão lendo

Quorn

Nos anos 60, fazendeiros em Londres descobriram um fungo parecido com um cogumelo que podia simular as fibras da carne. Hoje, esse fungo é cultivado através de fermentação e combinado com ovos e condimentos para criar a carne substituta chamada de quorn. Esse produto, também conhecido como micoproteína, é usado para criar uma variedade de produtos vegetarianos, como os empanados sem frango ou tipos de carne moída. O quorn é rico em proteínas e baixo em calorias, tornando-o uma escolha saudável para vegetarianos.

Tempeh

O tempeh é um produto vegetariano feito de soja ou legumes fermentados para criar um substituto para a carne rico em proteína. Para criar o tempeh, as cascas são removidas dos grãos antes do cozimento e escoamento. Os grãos são então tratados com um fungo que penetra, juntando-os para criar um produto parecido com tofu. O fungo também remove compostos dentro do grão que causam gases. O tempeh é usado como o tofu. Ele também pode ser criando usando grãos como o de arroz.

Molho de soja

O molho de soja é um dos condimentos mais antigos do mundo. Esse tempero sem carne é usado para melhorar o sabor de vegetais, assim como de macarrões e pratos com arroz. O molho de soja é feito de grãos de soja que são inoculados com um fungo. Para criá-lo, os grãos de soja são cozinhados primeiro e então prensados como bolos usando trigo e farinha. Os bolos são tratados com um fungo e colocados em uma sala especial onde começam a crescer esporos. Assim que os bolos forem cobertos por um esporo amarelo, são misturados com água, sal e bactérias especiais que causam a fermentação em um período de mais de seis meses. O líquido envelhecido derivado é conhecido como molho de soja.

Outros produtos

Outros produtos vegetarianos produzidos por fungos incluem o queijos, o pão, a cerveja e o vinho. O queijo é criado por fungos parecidos com bolos, enquanto a cerveja, o vinho e o pão são criados usando leveduras. O missô é outro produto criado por fungos. Ele é usado para aumentar o sabor e também para fazer a sopa de missô. Esse produto é resultado da fermentação de pasta de soja. Ele é feita com soja e arroz tratados com fungos e deixados para fermentar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível