O que são os tipos cognitivos MBTI?

Escrito por michelle blessing | Traduzido por juliana néris nakanejo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são os tipos cognitivos MBTI?
O MBTI pode determinar o estilo cognitivo da pessoas, ao analisar quatro aspectos da vida (logo visage femme image by c-chez-marc from Fotolia.com)

O teste de personalidade Myers-Briggs (MBTI) pode ser usado para avaliar o seu tipo cognitivo. O teste divide as personalidades em 16 tipos, determinado pelas suas respostas para questões de categorias específicas. O tipo cognitivo MBTI é determinado acessando a sua preferência de como lidar com o mundo exterior, pegando informações, tomando decisões e o conforto com a mudança. Terapeutas e empregadores podem usar esses tipos cognitivos para ajudar a obter o seu maior potencial e aumentar a performance no trabalho.

Outras pessoas estão lendo

Introvertido vs. extrovertido

Introversão e extroversão descreve a maneira de como a pessoa lida com o mundo exterior. Pessoas com personalidade introvertida tendem a ser pensadores solitários que gostam de um tempo quieto para refletir sobre decisões. Eles usualmente tem poucas, porém intensas, ligações com pessoas especiais na sua vida. As pessoas extrovertidas tendem a ser impulsivas nas decisões que tomam, que o fazem com sentimento. Extrovertidos também frequentemente tem uma vida de festa e tem muitas relações com pessoas, que varia desde conhecimento casual até a confidência. Pessoas com personalidade extrovertida gostam de gastar seu tempo com outros e normalmente são muito falantes.

Sensorial vs intuitivo

Sensação e intuição descreve a maneira de como as pessoas percebem e interpretam o mundo à sua volta. Pessoas sensitivas vivem no presente e focam na solução de problemas no senso comum. Elas tem uma memória excelente e usam as experiências do passado para influenciarem as decisões do presente. Pessoas intuitivas tendem a serem orientadas no futuro e gostam de usar suas imaginações. Soluções criativas são associadas com uma personalidade intuitiva, já que são livre pensadores e aproveitam as chances.

Razão vs. sentimento

Razão e sentimento são duas maneiras de como uma pessoa vai se empenhar em tomar decisões e escolhas. Os racionalistas tendem a ser mais baseados em fatos e lógica nas relações, focando uma solução objetiva e compreendendo que algum grau de conflito faz parte do cotidiano. A personalidade sentimental coloca mais o coração do que a cabeça para fazer a maioria das suas escolhas de vida. Sentimentais são sensíveis e empáticos, focando em como as suas escolhas irão impactar nos outros ao redor. Essas personalidades parecem querer agradar e são facilmente perturbadas em situações conflituosas.

Julgadores vs. perceptivos

Julgadores e perceptivos foca em quão confortáveis as pessoas lidam com as situações diárias de vida. Pessoas com personalidade julgadora tendem a ser planejadoras orientadas em detalhes, trabalhando melhor com prazos e estabelecimentos de metas viáveis. Pessoas com personalidade perceptiva são mais espírito livre e multi tarefas que trabalham melhor sob pressão. Perceptivos não querem estar presos a compromissos e preferem levar a vida como ela se apresenta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível