Tipos de comida que causam acne

Escrito por lilly wallace | Traduzido por pina bastos | 01/02/2016
Tipos de comida que causam acne
As comidas que contêm grande quantidade de açúcar podem estar entre as piores para a pele (Lilly Wallace)

Embora a correlação entre dieta e acne ainda esteja sendo pesquisada, estudos (em inglês) demonstram conexões entre a ingestão de certos alimentos e as manifestações de acne. A dieta (em inglês) pode desempenhar um papel importante tanto para resolver quanto para piorar os sintomas.

Laticínios

Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard indica que laticínios, e particularmente leite desnatado, podem desencadear a eclosão de acne, embora seja necessária uma coleta de dados mais rigorosa para confirmar a correlação. Evidências (em inglês) mostram que alguns laticínios podem agravar a acne por conterem hormônios e moléculas bioativas.

As vacas recebem hormônios para aumentar a produção de leite e os resíduos desses hormônios passam para os humanos no leite. Isso pode causar um aumento da produção de oleosidade (em inglês), o que obstrui os poros e permite que as bactérias cresçam na pele, levando à sua inflamação e à eclosão da acne.

Tipos de comida que causam acne
Se você suspeita que os laticínios sejam o desencadeador das suas espinhas, pense em trocar o leite de vaca por leite de soja (Lilly Wallace)

Açúcar

O açúcar é justificavelmente considerado a causa de muitos problemas alimentares que afetam a saúde e é também considerado um gatilho para o aparecimento de espinhas. Ingerir açúcar faz o nível glicêmico no sangue subir, e isso estimula a produção do hormônio insulina. Picos constantes de insulina no sangue podem levar à resistência à insulina (em inglês), o que aumenta a produção de oleosidade e o desenvolvimento dos sintomas da acne.

Tipos de comida que causam acne
Em vez de adoçar o café com açúcar refinado, troque por mel ou açúcar de coco (Lilly Wallace)

Alimentos com índice glicêmico

O índice glicêmico indica quão rápido um carboidrato entra na corrente sanguínea. Um estudo (em inglês) sugere que uma dieta de carga glicêmica baixa pode melhorar não apenas os sintomas de acne vulgaris, mas também a sensibilidade do paciente à insulina. Comer alimentos com índice glicêmico alto, como carboidratos refinados, a exemplo de massas, causa picos de açúcar no sangue, o que leva à geração do excesso de insulina e, consequentemente, à inflamação.

Tipos de comida que causam acne
Massa, pão branco e batatas estão entre os alimentos com índice glicêmico mais alto (Lilly Wallace)

Algumas dicas

  • Mantenha um diário alimentar e documente qualquer eclosão de acne para investigar se existe uma correlação entre certas comidas que você ingere e as espinhas que aparecem.
  • Complemente a dieta com gorduras saudáveis, como ômega três, por causa de suas propriedades anti-inflamatórias. Um estudo (em inglês) sugere que o suplemento de ômega três pode reduzir a severidade das manifestações de acne.
  • Tome probióticos. De acordo com a Teoria de Barriga-Cérebro-Pele, que recentemente foi apoiada por alguns estudos (em inglês), os probióticos exercem alguma influência em inflamação sistêmica, estresse oxidativo, controle glicêmico, conteúdo lipídico no tecido e até no humor (em inglês).
  • Siga uma dieta de carga glicêmica baixa (em inglês).
Tipos de comida que causam acne
Uma dieta de carga glicêmica baixa pode ajudar a reduzir ou até a eliminar os sintomas da acne (Lilly Wallace)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível