Tipos de danos causados por tornados

Escrito por chad stetson | Traduzido por erick vasconcelos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de danos causados por tornados
Tornados podem causar muitos danos a pessoas e patrimônio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tornados são o fenômeno meteorológico mais poderoso e destrutivo do mundo. Podem variar em força, mas os mais poderosos deles podem chegar a velocidades de 500 km/h e terem 75 m de diâmetro. Aqueles que chegam ao nível 5 da escala de Fujita podem destruir grandes construções e levar até folhas de grama para dentro de troncos de árvore e postes telefônicos.

Outras pessoas estão lendo

Tornados fracos: F0 e F1

A grande maioria dos tornados são considerados tornados "fracos" e são designados como F0 ou F1 na escala de Fujita. Eles são relativamente efêmeros, durando cerca de um minuto ou menos no chão. Estruturas bem construídas normalmente não são danificadas por esses tornados, mas pequenos danos a telhados e chaminés podem ocorrer. Estruturas menores como casas móveis e outras residências temporárias podem ser derrubadas. Árvores perdem alguns galhos e podem tombar se tiverem raízes rasas. Tornados F1 também podem empurrar carros para fora das estradas.

Tornados significativos: F2 e F3

Tornados F2 podem causar danos sérios a estruturas bem construídas. Telhados podem ser completamente arrancados de prédios e paredes externas podem cair. Casas móveis são quase sempre completamente destruídas. Veículos podem ser suspensos do chão por tornados F2 e F3. Os tornados F3 podem também retirar toda a vegetação de uma área florestal. Tornados F3 são significativamente mais mortais que os tornados F0, F1 e F2, mas as paredes internas de estruturas sólidas devem permanecer razoavelmente seguras mesmo se as paredes externas forem destruídas, como de fato são com frequência.

Tornados violentos: F4 e F5

Tornados F4 podem destruir completamente até mesmo estruturas sólida e tombar veículos grandes como trens e aviões, podendo até movê-los por grandes distâncias. Árvores grandes são arrancadas e somente um abrigo de tempestades é capaz de proteger uma pessoa de um tornado. Tornados F5 são os mais poderosos. Podem arrancar a fundação das casas mais bem estruturadas, destruí-las e espalhar os escombros por quilômetros. Veículos grandes de aço são torcidos a ponto de ficarem irreconhecidos e entulhos estruturais são reduzidos a pó. Tornados F5 são muito raros. Só ocorreram 52 desde 1950 nos EUA.

Impactos econômicos dos tornados

Tornados causam milhões de dólares de prejuízos todos os anos. Um ano especialmente ruim foi o de 1999, que teve 74 tornados em Oklahoma e Kansas em menos de 21 horas em 3 e 4 de maio. Quando o surto de tornados passou, 46 pessoas haviam morrido e 686 se machucaram. Os tornados também causaram US$ 1,11 bilhão em danos patrimoniais e US$ 6000 a plantações. Danos causados por tornados também podem ter outros efeitos. Empresas podem ser destruídas, pessoas podem não conseguir mais sustentar suas famílias por conta de ferimentos ou morte e abrigos de tempestades devem ser mantidos a todo tempo. Tudo isso pode ser custoso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível