Tipos de deuses da mitologia grega

Escrito por julia drake | Traduzido por rayssa amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de deuses da mitologia grega
Ártemis está intimamente ligada às outras deusas da lua, Selene e Hécate (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A mitologia grega está repleta de contos de deuses e deusas e outros seres divinos. Se você está se sentindo confuso diante da multidão de divindades do panteão grego, é possível explorar diferentes grupos ou tipos de deuses. Os gregos tinham certos deuses e deusas que adoravam e reverenciavam mais que outros. Os mitos falam de famílias divinas, sociedade de deuses e seres semi-divinos.

Outras pessoas estão lendo

Os deuses olímpicos

Na mitologia grega, existem 12 deuses e deusas principais que governavam do Monte Olimpo. Eles são Zeus, Hera, Hefesto, Ares, Atena, Poseidon, Ártemis, Apolo, Deméter, Hermes, Afrodite e Héstia. Zeus, deus do céu, é a divindade suprema, e sua esposa, Hera, é a deusa das mulheres, do casamento e do parto. Seus dois filhos são, Hefesto, deus ferreiro, e Ares, o deus da guerra. Poseidon, o irmão de Zeus, é o deus do mar e dos terremotos. Atena é a deusa padroeira da cidade de Atenas, da guerra e das artes. Ártemis é deusa da lua e da caça, e seu irmão, Apolo, é deus do sol, da música e da cura. Afrodite é a deusa do amor, da beleza e do casamento. Deméter é deusa da terra. Hermes é o mensageiro divino. Héstia, a deusa do lar, mais tarde foi substituída no panteão olímpico por Dionísio, deus do vinho e do êxtase.

Deuses ctônicos

Os deuses ctônicos são aqueles que habitam embaixo da terra. Na mitologia grega, Hades, irmão de Zeus, governa o submundo, ou mundo dos mortos. Ele também é conhecido como Plutão, "o rico", possivelmente referindo-se ao seu papel de divindade da terra e da fertilidade. Perséfone, rainha do submundo, reina ao lado de Hades. Ela é também a filha de Deméter e conhecida como Koré, a deusa do grão. Outra deusa que reside no submudo é Hécate, deusa do submundo, da lua, da feitiçaria e das encruzilhadas.

Sociedades dos deuses

Na mitologia grega, existem sociedades de deuses que podem aparecer em grupos de três ou mais. As Erínias, ou Eumênides, são três mulheres velhas que teciam as linhas da vida de cada ser humano e determinavam a expectativa de vida de uma pessoa. As musas são as nove filhas de Mnemosine (Memória) e Zeus, e são as padroeiras da literatura e das artes. As nereidas são as 50 ninfas do mar, filhas de Nereu, um deus marinho, e Doris, a filha dos titãs Oceano e Tétis. Sátiros são os espíritos da natureza que seguem Dionísio e são metade homem e metade cabra.

Semi-deuses

Existem certos personagens na mitologia grega que são semi-deuses, ou meio humanos e meio deuses. Herácles (Hércules), um herói grego proeminente, é um deles. Seus pais são Alcmena, filha do rei de Micenas, e Zeus. O mito épico narra a história dos 12 trabalhos de Hércules, que incluem a morte do leão de Neméia e o roubo das maçãs das Hespérides, as filhas da noite. Os Dióscuros são os gêmeos divinos Castor e Polideuces (Pólux). Pólux é o irmão imortal, enquanto Castor é mortal. Zeus salva Castor da morte e Pólux o dá metade de sua imortalidade. Os irmãos, então, passam dias alternados no Olimpo e em Hades, o que demonstra sua mortalidade e imortalidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível