Tipos de ferimentos cranianos e seus efeitos colaterais

Escrito por erik devaney | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de ferimentos cranianos e seus efeitos colaterais
Capacetes podem ajudar a prevenir ferimentos na cabeça relacionados à prática esportiva (mtb helmet image by Christopher Dodge from Fotolia.com)

"Ferimentos na cabeça" é um termo que pode descrever vários tipos diferentes de traumas, tenham eles fraturado o osso ou não. As causas mais comuns deste tipo de ferimento incluem acidentes de trânsito e desportivos, assim como quedas. Trate todos os ferimentos de cabeça com cuidado extremo, pois traumas severos podem resultar em danos cerebrais debilitantes (que podem ser, algumas vezes, permanentes).

Outras pessoas estão lendo

Pancada na cabeça

Quase todo mundo já sentiu o efeito doloroso e às vezes surpreendente de uma pancada na cabeça. Armários e portas baixas são, na maioria das vezes, os culpados. Embora as pancadas na cabeça tipicamente não deixem efeitos colaterais remanescentes, alguma vezes uma pequena protuberância sensível ao toque pode se desenvolver.

Concussão

Também conhecida como traumatismo craniano brando, a concussão pode ser classificada como maior ou menor. Em ambos os casos --segundo a Mayo Clinic-- o ferimento interfere na função cerebral, o que pode levar à confusão, ao zunido nos ouvidos, perda de memória, lapsos de julgamento, problemas de fala, vômito e perda de equilíbrio e de coordenação. Outros sintomas das concussão podem ocorrer dias depois, como depressão, insônia, irritabilidade e uma sensibilidade crescente ao barulho e à luz.

Ferimento cerebral traumático moderado/severo

Os sintomas associados com as concussões podem também ser indicadores de condições mais sérias que, de acordo com a Mayo Clinic, são nomeadas como ferimentos cerebrais traumáticos moderados ou severos. Em adição aos sintomas básicos da concussão, estes ferimentos podem causar dores de cabeça persistentes, náusea e vômitos, dilatação da pupila (uma ou ambas), uma sensação de entorpecimento ou de fraqueza nas extremidades do corpo e convulsões. Segundo o University of Maryland Medical Center, estes sintomas podem ser o resultado de uma hemorragia subaracnoide (sangramento entre o cérebro e os tecidos finos que o encobrem) ou de um hematoma subdural (sangramento no cérebro em si, o que comprime o tecido cerebral).

Fratura craniana

Fraturas do crânio são quebras ou rachaduras no osso ao redor do cérebro. De acordo com o site merck.com, estas fraturas podem ocorrer com ou sem dano cerebral. Os sintomas de uma fratura no crânio incluem dor intensa, contusões ao redor dos olhos (conhecidas como olhos de guaxinim) ou atrás das orelhas (conhecidas como sinais de Battle), e excreção de fluído do nariz (rinorreia) e/ou orelhas (otorreia). Este fluído é tipicamente o fluido cerebrospinal, que normalmente cerca a superfície do cérebro, embora se saiba que também pode sair sangue das orelhas. Enquanto as pequenas fraturas no crânio podem requerer nenhum tratamento, procure assistência médica se você detectar uma rachadura, pois às vezes elas podem infeccionar e ser letais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível