Tipos de folhagens em arranjos florais

Escrito por jennifer gigantino | Traduzido por sabine capello
Tipos de folhagens em arranjos florais
A folhagem é uma parte vital na arte de arranjos florais (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Nenhum arranjo fica completo sem a utilização de folhagens para realçar a beleza das flores. Sem a variedade correta de folhas e vegetação, orquídeas ocultarão umas às outras na ornamentação e um arranjo só de rosas poderá simplesmente parecer exagerado. Muitas samambaias usadas em arranjos florais não são verdadeiras samambaias, mas membros da família do lírio, que estão estreitamente relacionadas a aspargos.

Samambaia-preta

A espécie mais comum de folhagem usada em arranjos florais, a samambaia-preta, é robusta, cresce à sombra e mantém sua aparência brilhante e sua cor verde quando preservada. Seu nome científico é Rumohra adiantiformis. É muito popular por sua propagação indefinida e sua utilização na cobertura do solo. A sua baixa manutenção e o mínimo requerimento de água fazem dela uma escolha popular para uso em arranjos florais.

Samambaia-xaxim

Delicada, com folhas que lembram penas e muito versátil, a samambaia-xaxim australiana, ou Asparagus virgatus, não é uma verdadeira samambaia, mas sim parte da família dos lírios. Ela cresce durante todo o ano e é reconhecida pelo seu caule ereto, com pouca ramificação e sem espinhos. Por causa de sua aparência delicada, essa samambaia é frequentemente encontrada em pequenos vasos decorativos ou como adornos de boutonnieres.

Samambaia rabo-de-gato

Como a samambaia-xaxim, a samambaia rabo-de-gato tecnicamente faz parte da família do lírio. Seus ramos lenhosos são cobertos com tufos verdes e curtos, parecidos com agulhas. Também conhecida como Asparagus macowanii, ela cresce durante o ano todo e é melhor utilizada em projetos que apresentam flores e orquídeas tropicais. No entanto, é frequentemente usada como complemento em boutonnieres de casamento.

Aspargo-alfinete

Outro um lírio que se comporta como uma samambaia, o Asparagus densiflorus, também conhecido como Sprengeri, é uma planta perene verde e amarela brilhante com frutos vermelhos, flores brancas e pequenos espinhos. Embora seja uma boa planta para interiores e para paisagismo, especialmente em vasos pendurados ou como cobertura do solo no jardim, se dá bem com lírios, rosas e orquídeas. É frequentemente usada como folhagem em coroas fúnebres e decorações para casamentos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível