Tipos de literatura de fantasia

Escrito por marianne luke | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de literatura de fantasia
A literatura de fantasia usa elementos mágicos e supernaturais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Saber o tipo de literatura de fantasia do qual você gosta pode lhe salvar de investir e de ler o tipo errado de livro. Fantasia é um termo um tanto genérico para a ficção que contém elementos mágicos ou sobrenaturais. A literatura de fantasia é dividida em vários tipos diferentes, de acordo com os tipos de elementos mágicos ou sobrenaturais que são usados.

Outras pessoas estão lendo

Alta fantasia

A alta fantasia é um subgênero da literatura de fantasia que envolve um autor inventando um mundo inteiramente novo e que não tem nenhuma relação com a Terra. O novo mundo terá suas próprias raças, cultura e história. A literatura do subgênero da alta fantasia tem um enredo em que personagens do bem lutam contra o mal e tentam salvar o mundo do perigo ou da destruição completa. Um exemplo de alta fantasia é a trilogia O Senhor dos Anéis.

Fantasia contemporânea

A fantasia contemporânea é muitas vezes chamada de baixa fantasia, fantasia urbana ou fantasia do mundo real. Este tipo envolve personagens que operam no mundo real moderno e elementos ou eventos mágicos ou sobrenaturais que ocorrem, levando a história para diferentes direções. Um exemplo de fantasia contemporânea é a série Harry Potter: o protagonista vive uma vida inglesa normal até descobrir que, na verdade, é um bruxo. Ele é enviado para a Escola Hogwarts de Bruxaria e Magia, na qual ele chega através da plataforma mágica 9 ¾ na estação King's Cross, uma estação real de trens, em Londres.

Fantasia obscura

A fantasia obscura é um tipo de literatura de fantasia que tem elementos do horror. A fantasia obscura tipicamente tem base em um cenário do mundo real em que um predador irreal persegue, mata ou apavora os personagens. A principal diferença entre uma história de horror e uma fantasia obscura é que o mal em uma história de horror é real, como um assassino em série, enquanto que, na fantasia obscura, o mal é ficcional, como um lobisomem. Stephen King é um escritor popular de fantasia obscura.

Fantasia heroica

A fantasia heroica também pode ser chamada de fantasia de aventura ou fantasia de espada e feitiçaria. Esse tipo é muitas vezes confundido com a alta fantasia, mas pode ser diferenciado por ter seu foco no herói e sua aventura, e por não precisar de um propósito elevado para a aventura, como o fim do mundo. O herói nestes romances deve ser humilde e, muitas vezes, torna-se um líder relutante. O autor Robert E. Howard é comumente associado com a fantasia heroica.

Fantasia científica

A literatura de fantasia científica é a combinação de ficção científica e fantasia. Este tipo muitas vezes ocorre em um mundo de ficção científica, como viagens espaciais em um futuro distante. Enquanto o mundo tende a ser explicado pela desconhecida futura ciência, os elementos do mundo devem ser criativos, mágicos e inexplicáveis. "Star Wars" é um exemplo de fantasia científica: o mundo de "Star Wars" é explicado pela ciência do futuro e há robôs e uma grande variedade de naves espaciais, mas a Força é um elemento inexplicável e mágico.

Fantasia infantojuvenil

A fantasia infantojuvenil é às vezes chamada de fantasia juvenil. Este tipo de literatura de fantasia é comercializado para um público mais jovem, geralmente pré-adolescentes e adolescentes. A fim de comercializar para um público mais jovem, os personagens principais na fantasia infantojuvenil tendem a ser jovens e este tipo de literatura tende a ter menos violência gráfica ou conotações sexuais. Um tema comum deste tipo de fantasia é o tornar-se adulto. "As Crônicas de Nárnia" é considerada uma fantasia infantojuvenil.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível