Tipos de memorização

Escrito por renee miller Google | Traduzido por paula belchior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de memorização
As técnicas de memorização são classificadas em três tipos (Memories at an Angle 20080713-1210455 image by SIGNSofMIND from Fotolia.com)

A memorização envolve a aprendizagem, para que a informação esteja disponível para uso futuro. De acordo com Intelegen Inc., todos nós aprendemos de maneiras diferentes e existem muitas técnicas para ajudar na memorização, mas a maioria delas pode ser dividida em três tipos básicos: mnemônica, visual e memorização auditiva. Esses tipos de memorização são frequentemente combinados para otimizar as habilidades de memorização, mas cada uma é baseada em um processo de aprendizagem diferente.

Outras pessoas estão lendo

Dispositivos mnemônicos

A memorização mnemônica usa auxiliares de memória, associando o que sabemos ao que precisamos lembrar. Usar uma sigla é uma técnica comum na memorização mnemônica. Para lembrar os Grandes Lagos, por exemplo, os alunos pensam na palavra HOMES para lembrar os nomes de cada lago (Huron, Ontário, Michigan, Erie e Superior). As siglas são utilizadas por empresas e associações também, e elas dependem de memorização mnemônica para a recordação, como a NHL (National Hockey League) e MADD (Mothers Against Drunk Driving).

As analogias são também técnicas mnemônicas para memorização. Elas utilizam frases chamadas "acrósticos" para lembrar as coisas de uma certa ordem. Pegue a primeira letra de cada palavra na frase ou procedimento que você deve memorizar e faça uma frase ou verso com palavras que comecem com essas letras. Por exemplo, a frase: "Método De Aprendizado Simples" representa a ordem matemática de operações (Multiplicar e Dividir antes de Adição e Subtração).

Memorização auditiva

Os alunos auditivos se relacionam melhor com a palavra falada. Eles ouvem e contam com notas que os fazem recordar as palavras faladas durante a palestra ou apresentação. As técnicas de memorização auditiva incluem a leitura em voz alta para lembrar de informações. O ato de falar as palavras ajuda os alunos auditivos a codificar e armazenar as informações em seus cérebros, tornando mais fácil lembrar depois. Muitos estudantes registram notas ou versos de aula que precisam para se lembrar e os reproduzem mais tarde. Esse tipo de memorização também é utilizado para a memorização de curto prazo, como quando você precisa memorizar um número de telefone ou endereço. Repita o número em voz alta ou em sua cabeça para codificá-lo em sua mente.

Tipos de memorização
A memorização auditiva usa o que você ouve para lembrar informações (ear image by Connfetti from Fotolia.com)

Memorização visual

Usar imagens associadas a conceitos e ideias é uma outra maneira de memorizar informações. Diagramas, tabelas, esquemas e imagens podem ajudar a recordar informações no cérebro. Uma técnica comum de memorização visual é escrever palavras, teorias ou informações. A repetição junto com a visualização das informações no papel ajuda a sua memória codificar e armazenar os dados para posterior recuperação. Tente associar determinadas imagens que têm um significado importante para você às informações que você precisa lembrar. As imagens não têm que fazer sentido para ninguém além de você, e muitas vezes funcionam melhor quando são tolas ou humorísticas. Por exemplo, os aprendizes visuais ouvem sobrenomes como Brown ou Green e se lembram do nome retratando a cor relacionada a ele. Então, John Brown pode ser lembrado através de sua visualização fazendo o seu trabalho enquanto veste roupas de cor marrom.

Tipos de memorização
A memorização visual usa imagens para associar algo à memória (eye image by Igor Negovelov from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível