Tipos de utensílios de mesa

Escrito por angel kylos | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de utensílios de mesa
Uma mesa pode ser posta de forma simples ou elegante (Elegant dining table image by Paul Hill from Fotolia.com)

Os utensílios de mesa podem ser classificados em quatro tipos básicos com base em sua função na mesa de jantar. O número, o tipo e a qualidade dos principais itens e acessórios utilizados nas refeições variam de acordo com o estilo de vida e a ocasião. Se são usados ​​para dias comuns ou eventos especiais, jantares à mesa ou bufês, existem tipos de utensílios de mesa para atender a cada finalidade.

Outras pessoas estão lendo

Louça

Travessas, tigelas e pratos dispostos na mesa para lugares individuais são chamados coletivamente de serviço de jantar. Também conhecidos como porcelana ou louça, estes artigos são normalmente feitos de cerâmica. Uma tigela de sopa, um prato e um prato de sobremesa podem ser suficientes para o uso diário em uma casa de família comum. Para pessoas com padrões de vida mais favorecidos, um conjunto diferente de louças pode ser utilizado para cada prato. A porcelana fina é colocada para a sopa, o pão e a salada. Outros conjuntos são usados conforme os vários pratos. Em um jantar formal, pode haver um conjunto para cada momento: aperitivos, entradas e prato principal. Além disso, um outro aparelho de copos e pratos pequenos é reservado para o café ou o chá, e para a sobremesa.

Utensílios para servir

Os utensílios de servir são itens maiores ou especializados que consistem em tigelas, terrinas, travessas, molheiras e outras peças. Eles comportam porções maiores de comida do que os que servem saladas, sopas, guisados​​, cozidos, pratos diversos e molhos. Uma colher grande, uma concha, um par de pinças e outros utensílios acompanham cada prato de servir. Os recipientes para bebidas, como garrafas e jarras, também são classificados como serviço de jantar. Há também um serviço de chá, um conjunto completo utilizado no final da refeição ou para servir o chá da tarde.

Talheres

Os utensílios e talheres para comer e cortar os alimentos em pedaços menores são feitos de prata ou aço inoxidável. Os instrumentos chamados de talheres consistem em colheres, garfos e facas. Eles variam ligeiramente no tamanho ou na forma, dependendo da utilização. Por exemplo, há colheres redondas para sopas, colheres ovais de mesa, colheres de chá e colheres de sobremesa. Uma mesa mais elaborada pode incluir uma faca de mesa, uma faca de manteiga e uma faca para carnes. Vários tipos de garfos são utilizados para saladas, pratos principais e sobremesas. Em um jantar formal, a regra básica é lembrar-se de usar os talheres de fora para dentro conforme estão dispostos, à medida que cada prato é servido.

Copos

Os recipientes individuais para tomar suco, água e vinho são geralmente de vidro e apresentam-se em diversos estilos e acabamentos. Ocasiões formais pedem diferentes tipos de cálices. O copo para água, as taças para vinho tinto, vinho branco e a taça alta para champanhe ou vinho espumante são distinguidas por suas respectivas formas e posições no arranjo da mesa. Por convenção, os copos devem ser agrupados no canto superior direito de cada lugar -- copo de água do lado esquerdo, taça de vinho branco à direita dele, e,abaixo, fica a taça de vinho tinto, bem acima da ponta da faca.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível