O que é um tópico em um plano de aula?

Escrito por julia barrus | Traduzido por barbara carvalho
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O que é um tópico em um plano de aula?
Os tópicos inseridos nos planos de aula ajudam o professor a organizar-se e os alunos a focarem (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Os planos de aula são os "blocos de construção" das unidades curriculares, ou educativas. Os professores usam planos de aula para ajudar os alunos a atingirem objetivos educacionais e se organizarem. Um tópico num plano de aula é mais frequentemente, uma maneira de interligar as lições individuais às metas pretendidas para determinada unidade. Os tópicos incluem, normalmente, vocabulário importante do nível de ensino, quer do estado e quer a nível local, e padrões de conteúdo. Os professores criam unidades com tópicos específicos relativamente ao conteúdo, que servem como ponto focal e informam os alunos sobre o tema de estudo.

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Tópicos educacionais

Os professores planejam as unidades de acordo com os objetivos educacionais aceitos pela direção escolar, equipes internas de professores e secretárias de estado da educação. Geralmente, um tópico resume o conteúdo ao longo de várias lições que estabelecem e reforçam certas competências e conhecimentos essenciais para os diferentes níveis de aprendizagem e áreas de conteúdo. Por exemplo, se a secretaria de estado da educação estabelecer que todos os alunos da 8ª série devem demonstrar um entendimento sobre sátira e alegoria, então, um professor Português deve criar um tópico que reflete sua conexão ao padrão do estado, tal como, "Sátira e Alegoria: de Platão a Orwell."

Tópicos e aprendizagem essencial

O tópico aparecerá no topo de cada lição, para lembrar o professor da meta total de ensinamento: ensinar crianças sobre sátira e alegoria. A aprendizagem essencial será o conhecimento sobre sátira e alegoria, que os estudantes aprenderão ao estudar "Alegoria da Caverna", de Platão e "Fazenda Animal" de Orwell. Ao colocar tópicos em planos de aula, os professores lembram-se que cada lição é um meio para chegar a um fim.

Planos de aula dentro de unidades

Os planos de aula dentro de uma unidade sobre sátira e alegoria talvez incluam uma introdução inicial aos termos (ou vocabulário), com exemplos muito básicos. Ao passo que os estudantes realizam as tarefas planejadas, eles passam de um conhecimento inicial para uma síntese mais complexa e para a avaliação. Os professores colocam o tópico no topo de cada plano de aula individual, para ajudar na organização e a manter o foco em realizar a aprendizagem essencial. Uma lição dentro da unidade, "Sátira e Alegoria: de Platão a Orwell", poderia ter o seguinte título, "Síntese: Criar a sátira," para lembrar o professor e os alunos que eles aprendem sobre sátira, criando-a.

A conexão entre a lição e o tópico

Os professores sempre devem poder conectar seus objetivos de aprendizagem, num plano de lição, aos objetivos maiores da unidade. Um tópico num plano de aula ajuda os professores a permanecer organizados, assegurando que há uma conexão coerente e clara entre a unidade e lição. Por exemplo, todas as lições dentro de uma unidade sobre alegoria e sátira, com Platão e Orwell, devem conter exemplos de seus trabalhos que ilustram os termos do tópico "sátira," e "alegoria." Na medida que os estudantes realizam tarefas nas lições, é o dever do professor assegurar que eles estabelecem uma conexão clara entre tarefas de estudante, aprendizagem essencial e o tópico.

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