Mais
×

Tópicos para discursos de agradecimento

A qualquer momento há uma possibilidade de você ganhar um prêmio ou uma honraria, o que requer um discurso de agradecimento, então é melhor prepará-lo de antemão. Na maioria dos casos, se você ganhar, ficará emocionado e incapaz de pensar claramente. Isso possibilita que você faça um discurso adequado sem se preparar. Ao escrever seu discurso de agradecimento, há vários tópicos que devem ser levados em conta.

Sempre expresse sincera gratidão pelo prêmio que está recebendo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Reconheça o prêmio ou honraria

Sempre comece o discurso reconhecendo o prêmio ou honraria que está sendo recebido. Certifique-se de dizer o nome do prêmio e dos indivíduos que o entregaram a você. Se estiver recebendo em nome de um grupo de pessoas, agradeça a esses indivíduos que estão entregando o prêmio em nome de todo o grupo. Expresse sua gratidão pelo prêmio ou honraria que está aceitando. Nunca diga que você não merece o que está recebendo, pois é ofensivo àqueles que o estão entregando a você. Também nunca demonstre arrogância.

Faça seus agradecimentos

Há muitas pessoas a serem agradecidas. Agradeça ao público pelo apoio e reconhecimento do seu trabalho. Mais importante, agradeça a todos que tornaram possível que você conquistasse o prêmio. Mencione nomes específicos se a lista contiver apenas alguns indivíduos. Se a lista for maior, mencione apenas os mais relevantes. Junte o resto em grupos como "gostaria de agradecer a todos os meus colegas de trabalho nesse projeto" ou "gostaria de agradecer à minha família pelo apoio".

Expresse seus sentimentos

Coloque em palavras exatamente como se sente ao receber o prêmio ou reconhecimento de honra. Diga o que significa para você receber esse prêmio. Fale sobre seus valores ou o que te motivou a fazer o trabalho pelo qual está recebendo o prêmio. Expresse também seus sentimentos pela escolha da organização em dar o prêmio a você. Mencione o quanto a organização influenciou seu trabalho ou sua vida. Também leve em conta a importância do trabalho atual da organização, assim como seus objetivos e valores.

Finalize com um tom positivo

Próximo ao fim do discurso de agradecimento, faça um comentário espirituoso ou uma citação. Isso encerra o discurso com um tom positivo. Então, agradeça pela última vez e encerre com uma frase educada. Pode ser algo como "Tenham uma boa noite" ou "Aproveitem o restante do programa". Isso irá encerrar oficialmente o discurso incitando aplausos do público e permitindo que você tenha tempo de voltar ao seu lugar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article