Como tornar um jardim acolhedor para os pássaros

Escrito por heidi almond | Traduzido por carlos cassimiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tornar um jardim acolhedor para os pássaros
Pardal em um alimentador de pássaros (Sonya Welter)

Um jardim cheio de pássaros coloridos e suas doces canções é um belo lugar para se estar. Deixando seu quintal mais hospitaleiro para a vida selvagem, você estará fazendo uma pequena mas muito significativa contribuição para a manter saudáveis as populações de aves cantoras. Você não precisa de uma enorme quantidade de área plantada em um ambiente primitivo e remoto para atrair pássaros, já que até um pequeno quintal em um ambiente urbano pode se tornar um oásis verde para esses e outros animais selvagens.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Alimentador(es) de pássaro
  • Alimentos de pássaro (sementes ou nozes, frutas secas ou frescas, néctar, geleia, sebo etc.)
  • Banho de pássaro, chafariz ou outra fonte de água
  • Casa(s) de pássaro
  • Árvores, arbustos e flores, especialmente as que produzem frutos, nozes, Sementes ou néctar
  • Moitas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    O primeiro e mais óbvio passo para atrair pássaros é colocar um alimentador. Você precisa primeiro determinar que tipo de aves que pretende atrair e então comprar o alimentador e a comida adequada. Você também deve considerar a quantidade de dinheiro que está disposto a gastar em comida de passarinho e quanto esforço está disposto a fazer para mantê-los. Alimentadores de sementes (tais como tubos, tabuleiros ou calhas) são os mais comuns. Eles têm a vantagem de serem mais fáceis e mais baratos de manter e atraem uma grande variedade de pássaros coloridos. Um alimentador de aves preenchido com sementes de girassol, milho picado, painço, amendoins e outras sementes pode atrair aves como chapins, cardeais, pardais, gaios, trinca-pinhas ou tentilhões. Há também alimentadores especialmente concebidos para frutas (geralmente laranjas), néctar (comprado em loja, ou feito com uma mistura caseira de uma parte de açúcar branco para quatro partes de água filtrada) ou geleia, atraindo beija-flores ou papa-figos. Outras aves que se alimentam de frutas, como pássaros-gato, asas de cera ou tordos, podem ser atraídas com frutas secas como passas, seja em um alimentador de bandeja ou aspergido sobre o chão. Um alimentador de sebo será atraente para os pica-paus e para muitos outros comedores de sementes. Para evitar que as aves choquem-se com suas janelas, coloque os alimentadores ou muito perto delas (entre 30 cm e 60 cm) ou muito longe (mais de 3 m).

  2. 2

    Os pássaros precisam de uma fonte de água limpa e fresca e isso pode ser um bem raro na cidade. A maioria das aves prefere uma fonte ao nível do chão, em vez de banhos de pássaro do tipo pedestal, e isso pode ser feito simplesmente virando uma tampa de lata de lixo e preenchendo-a com água. Você também pode cavar um pequeno lago e dar um acabamento mais elegante. Água em movimento, como em um chafariz, é irresistível para as aves, e muitos modelos podem ser adquiridos por preços baixos em lojas de desconto ou de ferragens. Esfregue quaisquer fontes ou banheiras de pássaro regularmente e certifique-se de despejar e substituir qualquer água parada a pelo menos cada dois dias.

  3. 3

    Uma maneira de tentar fazer as aves ficarem por perto durante todo o verão é colocar casas de pássaros. Casas para cambaxirras são mais suscetíveis de serem ocupadas, onde quer que você viva. Azulões gostam de pastagens e são mais propensos a aninhar-se em caixas em regiões rurais ou em grandes quintais, com áreas desérticas nos arredores. Caixas de madeira para patos podem ser colocadas se você morar perto de uma lagoa, lago, rio ou outro curso de água. Limpe todas as caixas próximas a cada ano, no final do outono ou no início da primavera, quando elas são menos propensas a serem ocupadas. Elimine o ninho velho e limpe o interior da caixa com uma solução de água sanitária altamente diluída.

  4. 4

    O passo mais importante na criação de um jardim acolhedor para pássaros, e que muitas pessoas ignoram, é fazer o paisagismo do seu quintal e jardim com a vida selvagem em mente. Mesmo que você tenha uma série de alimentadores, a maioria das aves não será atraída para um gramado perfeitamente aparado desprovido de qualquer vida vegetal diferente da relva. Eles precisam de árvores e arbustos para usar como poleiro, fazer ninho ou dormir, ou para se esconder de predadores. Árvores ou arbustos que produzem frutas, frutinhos ou nozes também servem de alimento para muitas aves, e a maioria das árvores frutíferas tem bonitas flores de cheiro doce que embelezam o seu jardim. Coníferas como pinheiros e abetos também são boas, pois mantêm suas folhas durante todo o ano e servem de abrigo para os pássaros mesmo no inverno. Você pode criar uma moitas ou pilhas com gravetos caídos para as aves se esconderem dentro. Além disso, considere cultivar um jardim ou até mesmo flores em vasos. Beija-flores são atraídos pela cor vermelha (e também, em menor grau, por rosa e laranja) e irão alimentar-se de flores vermelhas ricas de néctar, como erva-cidreira, fúcsia, hibisco ou sálvia. Muitos pássaros comem as sementes de girassol, pinhas, zínias e outras espécies, por isso deixe as sementes no pé depois da floração. Escolha plantas nativas sempre que possível. Crie um jardim com muitas camadas, com pequenas flores, arbustos de porte médio a alto, árvores altas etc. Um quintal cheio de coisas verdes e floridas significa para uma ave que este pode ser um bom lugar para ficar por um tempo e criar uma família.

Dicas & Advertências

  • Evite o uso de pesticidas e outros produtos químicos sempre que possível. Muitas dessas toxinas matam aves, e através da remoção de insetos do ambiente você também remove uma importante fonte de alimento para elas. Aprenda a gerir as pragas organicamente.
  • Mantenha seu gato dentro de casa, o que é mais seguro tanto para ele quanto para a vida selvagem do bairro. Se você precisa deixá-lo sair, pelo menos mantenha-o dentro de casa durante o amanhecer e o entardecer, períodos em que as aves estão mais ativas.
  • Certifique-se de manter seus alimentadores completos e seus banhos de aves limpos durante a primavera e o outono, quando os pássaros estiverem migrando. Muitas aves viajam centenas ou milhares de quilômetros em uma direção e precisam de uma alimentação adequada e água fresca para serem capazes de completar essa jornada.
  • Nunca deixe de trocar a água parada por mais de dois dias. Caso contrário, ela poderá se tornar um criadouro de mosquitos que proliferam doenças como a dengue.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível