Como se tornar um professor de latim

Escrito por ehow contributor | Traduzido por debora cristina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como se tornar um professor de latim
A demanda por aulas de latim em colégios e faculdades tem aumentado (Jasper Juinen/Getty Images News/Getty Images)

No século XXI, o latim é tudo menos uma língua morta. Ele ajuda os estudantes a melhorarem seu vocabulário e habilidades linguísticas em inglês e em línguas românicas, terem um melhor desempenho em testes padronizados e lerem grandes obras de história, poesia, filosofia e teatro em suas línguas originais. O aumento da demanda por aulas de latim em escolas secundárias e faculdades deve encorajar qualquer pessoa interessada em estudos clássicos a se tornar um professor de latim.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Faça um plano de estudos. Para se tornar um professor de latim, requere-se no mínimo um bacharelado em latim e uma licença estadual para lecionar. A graduação em latim inclui cursos de língua e literatura latina, história greco-romana, mitologia e arte clássica e arquitetura. A licença para lecionar requer créditos em psicologia educacional, metodologias de ensino, administração de sala de aula, planejamento de aulas e prática com ensino de alunos ou "estágio".

  2. 2

    Faça pelo menos uma matéria que seja do seu interesse. Considere também uma graduação dupla. Muitos professores de latim ensinam matérias adicionais, como línguas estrangeiras modernas, geografia, história ou inglês.

  3. 3

    Obtenha uma licença estadual para lecionar latim e qualquer outra matéria que deseje ensinar. Veja as diretrizes do Departamento de Educação do seu estado.

  4. 4

    Escreva seu currículo ou curriculum vitae e sua carta de apresentação. Exponha seu objetivo de encontrar um cargo de professor e liste suas credenciais e experiência. Inclua todos os cargos de professor, tutor e treinador, associações profissionais, publicações, apresentações, prêmios ou reconhecimentos especiais e a situação de sua licença para lecionar. Liste também atividades extracurriculares que possam interessar a seus empregadores em potencial.

  5. 5

    Procure por cargos de professor. Use quadros de empregos em universidades, o escritório de distribuição de cargos da sua faculdade, anúncios em jornais, sites de carreiras e outros recursos. Professores e conselheiros acadêmicos podem fornecer instruções e oportunidades adicionais além de desenvolvimento profissional.

  6. 6

    Candidate-se a cargos de professor. Envie cartas de apresentação e currículos ou curriculum vitae. Complete quaisquer outros requerimentos tais como inscrições online ou em papel. Depois de se candidatar, faça telefonemas para dar seguimento e acompanhar o processo.

  7. 7

    Faça entrevistas para os cargos. Alguns empregadores em potencial pedirão para que você dê uma aula quando for fazer a entrevista. Defina as expectativas e obtenha detalhes antes da hora. Ensaie todas as apresentações com bastante antecedência. Depois da entrevista, dê seguimento com uma carta ou ligação de agradecimento.

  8. 8

    Assim que for contratado, revise os requerimentos da escola e então desenvolva seu currículo. Existem muitos recursos disponíveis para professores de latim, incluindo livros, periódicos, programas de computador, sites na internet e organizações profissionais.

  9. 9

    Mantenha-se criativo. Como você sabe, aprender latim é um trabalho duro e os estudantes gostam de ver como a língua está relacionada ao mundo moderno. Aproveite a variedade de recursos de ensino disponíveis para planejar lições inovadoras, como traduzir letras de músicas do inglês para o latim, dirigir uma peça em latim, fazer os alunos completarem projetos de pesquisa em grupos ou cozinharem uma autêntica refeição da Roma antiga.

  10. 10

    Promova o estudo do latim. Encoraje os alunos a expandirem sua educação para além das páginas do livro didático. Sirva como conselheiro em um Clube de Latim, incentive os estudantes a participarem da Liga Clássica Júnior e considere organizar uma viagem acadêmica para a Itália.

  11. 11

    Mantenha suas associações profissionais. No caso dos Estados Unidos, junte-se à Liga Clássica Americana, e em outros países procure associações de estudos clássicos estaduais ou regionais. Essas organizações oferecem diversos recursos profissionais e contatos valiosos.

  12. 12

    Assine publicações sobre estudos clássicos e participe de conferências para acompanhar novidades educacionais em latim e tendências que você possa querer incorporar à sua sala de aula. Continue aprendendo, considere a obtenção de um doutorado em latim.

Dicas & Advertências

  • Participe da Semana Nacional de Recrutamento de Professores de Latim. Durante a primeira semana de março, o Comitê Nacional de Latim e Grego ativamente recruta professores para vagas disponíveis em escolas secundárias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível