×
Loading ...

Como tornar mais resistentes as pontas dos dedos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As pontas dos dedos resistentes são necessárias para tocar diversos instrumentos, sendo o mais comum o violão. Quando você aprende a tocar violão pela primeira vez, elas estão macias e sensíveis. Com o tempo, os dedos ficam em contato repetidamente com as cordas de metal do violão, e isso faz desenvolver calos na ponta dos dedos, fortalecendo-os e permitindo tocar violão sem dor. Esse processo pode ser interrompido, entretanto, por períodos prolongados sem tocar, sendo necessário refazer seus calos.

Instruções

Aprender a tocar violão envolve criar calos nas pontas dos dedos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Corte as unhas de sua mão esquerda para que as pontas dos dedos entrem em contato com as cordas e o braço do violão, em vez de suas unhas. Se você é canhoto, corte as unhas da mão direita.

    Loading...
  2. Pressione para baixo as cordas para que as pontas dos dedos fiquem em contato direto com as cordas, formando 90 graus de ângulo entre seus dedos e braço e cordas do violão. Pratique formando acordes básicos até suas pontas dos dedos doerem -- por 30 minutos. Pratique diariamente até bolhas se formarem nas pontas dos dedos.

  3. Não pique ou estoure as bolhas. Permita que elas endureçam em calos, os quais enrijecerão suas pontas dos dedos e permitirão tocar o violão sem dor. Com o tempo, permitirão que você toque melhor ao conseguir aplicar mais pressão às cordas, forçando-as contra o braço do violão. Isso produzirá notas claras e fortes.

Loading...

O que você precisa

  • Violão ou outro instrumento de cordas de metal
  • Cortadores de unhas

Referências

Loading ...
Loading ...