Mais
×

Como tosar um dachshund

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os dachshunds possuem três tipos de pelagem: curta, cerdosa e grande, tanto na raça normal quanto na toy. O pelo curto precisa de menos manutenção, mas os donos das outras duas variedades podem querer cortá-lo no verão para reduzir o trabalho necessário. Os "groomers" ou tosadores profissionais cobram caro. Invista em um bom cortador, algumas ferramentas adicionais e um pouco de tempo e você poderá tosar seu cachorro em casa.

Instruções

O pelo grande dos dachshunds pode ser aparado no verão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Remova os nós com um pente, puxando-os para cima suavemente, e corte-os nas raízes com uma tesoura curva. Seja cuidadoso e evite puxar ou cortar a pele do cachorro. Faça-o antes de dar banho no animal; se ele estiver sujo e com os pelos assim, aparecerão mais nós e os existentes serão mais difíceis de remover.

  2. Banhe o cachorro com xampu especial. Pode usar xampu antipulgas se quiser, mas não use pó para pulgas antes de tosar o animal, pois os químicos no produto estragarão o aparador.

  3. Seque completamente o cachorro (pode usar um secador) antes de tosá-lo.

  4. Escove a pelagem inteira do cachorro.

  5. Use um aparador de qualidade profissional. Eles são mais seguros, trabalham melhor e mais rápido, e duram mais do que os modelos normais. Além disso, fazem menos ruído, fricção e calor, o que será mais seguro e agradável para você e para o animal.

  6. Escolha uma lâmina adequada para aparar os pelos do animal. Há muitas opções marcadas com números que indicam o tamanho que os pelos terão depois de cortados; quanto maior for o número, mais curta ficará a pelagem. Uma de número 10 é a mais comum para dachshunds e vem na maioria dos aparadores, deixando os pelos do cachorro em 1,5 mm. Se você quiser que os pelos fiquem mais compridos, use uma lâmina número 5 e os pelos ficarão com 6 mm de comprimento.

  7. Ligue o aparador e deixe que o cachorro se familiarize com o barulho antes de começar. Se for a primeira vez usando a máquina com ele, ele pode ficar assustado. Mantenha o aparador perto das orelhas do cachorro, com o corpo encostado no corpo dele, para familiarizá-lo com a vibração.

  8. Comece a aparar por trás das orelhas do cachorro e desça pelas costas. Mova o aparador na direção de crescimento dos pelos, com traços suaves e grandes. A lâmina deve ficar apoiada totalmente no animal; se estiver em ângulo, pode irritar e até cortar a pele.

  9. Tenha lubrificante para o aparador à mão. A máquina cria fricção e calor, sendo necessário aplicar o lubrificante para evitar queimar o cachorro. Revise constantemente a lâmina para certificar-se de que não esteja quente ao tato. Se o estiver, desligue o aparelho, aplique o lubrificante para esfriá-la e continue.

  10. Continue com o processo pelo corpo do cachorro. Faça-o deitar de costas se quiser aparar o abdômen. Preste muita atenção e vá devagar ao aparar o pelo na área genital e certifique-se de não ferir os mamilos.

  11. Deixe grandes os pelos nas orelhas, patas e rabo, ou use uma tesoura para cortá-los. Não use o cortador nessas áreas.

  12. Escove o cão para remover o pelo solto que estiver ainda na pelagem.

Dicas

  • As lâminas com revestimento de cerâmica podem ajudar a reduzir o calor produzido pelo aparador.

O que você precisa

  • Aparador de boa qualidade
  • Lâminas para o aparador
  • Lubrificante
  • Pente metálico para cachorros
  • Escova para cachorros
  • Tesoura curva para aparar cachorros
  • Xampu para cachorros
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article