on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como tosar um filhote maltês com máquinas de tosa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitos cães de pelo longo, como os malteses, precisam de cuidados estéticos constantes para manter sua pelagem aparada e saudável. Tais cuidados incluem banho e tosa com máquinas de tosa eletrônicas, mas as despesas com cuidados estéticos em pet shops podem aumentar rapidamente. Para evitar esse custo, muitos donos compram máquinas de tosa e aprendem a tosar seus cachorros. É importante iniciar a educação do seu filhote quanto à tosa cedo, de maneira gentil. Para tosar um filhote maltês de um jeito que ele irá aceitar, siga alguns passos fáceis.

Instruções

Deixe seu cachorrinho maltês bonito e limpo com uma boa tosa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Instruções

  1. Prepare-se para a sessão de tosa. As lâminas da máquina de tosa devem estar afiadas para facilitar o corte dos pelos. Tenha lâminas que sejam adequadas para o pelo longo e sedoso do maltês e corte da maneira que preferir. As lâminas possuem números, e, quanto maior ele for, mais baixo o corte será. Por exemplo, uma lâmina com a numeração 3 irá tosar bem curto, já uma com a numeração 6 ou 7 irá passar através dos pelos e aparar apenas as pontas.

    Loading...
  2. Lave o seu cachorrinho maltês e penteie seu pelo. Os cães devem ser limpos e penteados para que fiquem sem nós em sua pelagem, assim a tosa não será dolorosa. Permita que o cachorro seque completamente.

  3. Acostume-se com sua máquina de tosa iniciando em áreas em que seu filhote maltês precisa de uma leve aparada, como embaixo do queixo. Começar aos poucos irá ajudar a perceber quanto pelo sua máquina tira em cada passada. É importante entender a firmeza necessária com a máquina.

  4. Apare ou raspe áreas maiores, onde a pelagem do maltês for mais grossa. Comece nas costas do filhote, que é menos sensível que sua barriga ou cabeça. Caso você esteja apenas aparando o pelo dele, passe a máquina na direção em que os pelos crescem. Se estiver raspando a maioria do pelo do seu cachorro, mova a máquina na direção contrário do crescimento dos pelos. Faça movimentos lentos e firmes, em linha reta ao longo das pernas ou corpo do cachorro. É melhor e mais seguro ir devagar quando se trata da tosa.

  5. Tose o seu cachorro por cerca de 5 a 7 minutos e então faça uma pausa. As chances de que o filhote precise de uma pausa por ficar parado em pé são grandes, e, além disso, nesse ponto, é preciso dar alguns momentos para a máquina esfriar. Quando tiver esfriado, volte a tosar seu filhote.

Loading...

Dicas

  • Acostume o seu cachorro maltês à maquina de tosa enquanto ele for filhote para uma vida inteira de tosa fácil.
  • Máquinas silenciosas são mais fáceis para o seu filhote aceitar.
  • Colocar lâminas quentes em uma superfície de metal irá esfriá-las.

Aviso

  • Aplicar a máquina de tosa muito perto da pele do seu cachorro pode causar dor no animal.
  • Usar as lâminas por muito tempo irá aquecê-las. Deixe-as esfriar ocasionalmente, ou elas poderão queimar o seu cachorro.

O que você precisa

  • Máquina elétrica de tosa
  • Coleira/Guia
  • Pente
  • Lubrificante

Referências

Loading ...
Loading ...