Que traços teria um personagem arquetípico?

Escrito por jeremiah burt | Traduzido por gabriela drumond
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que traços teria um personagem arquetípico?
O arquetípico "herói" frequentemente se empreende a salvar o mundo ou conquistar o mal (Comstock/Comstock/Getty Images)

Um personagem arquetípico é a manifestação estereotipada de um determinado "tipo" de pessoa. Esses personagens estereotipados muitas vezes exibem semelhantes personalidades, comportamentos e características, independentemente de quão únicos podem parecer à primeira vista. Arquétipos de personagens são utilizados por muitos escritores e cineastas como dispositivos para ajudar a apresentar uma história de uma forma facilmente compreensível, e baseiam-se em uma longa história de tradições arquetípicas que datam de algumas das mais antigas obras escritas disponíveis.

Outras pessoas estão lendo

O arquétipo de herói

O tradicional personagem "herói" arquetípico, encontrado na maioria dos livros e filmes, demonstra muitas vezes características valorizadas pela sua cultura principal, e muitas vezes é um personagem que tenta completar uma missão específica, a fim de derrotar o mal. O arquétipo do herói, muitas vezes, demonstra características culturais específicas de uma forma muito glorificada. Por exemplo, um personagem masculino americano "super-herói" é mais propenso a mostrar sinais de força, ser bastante patriótico, e tem uma tendência no sentido de resolver os problemas através de meios físicos.

O arquétipo do inocente

O personagem arquétipo "inocente" é o indivíduo ingênuo que é inocente no sentido em que ele ou ela sabe pouco sobre os males do mundo. O "inocente" é geralmente jovem e carece de experiências do "mundo real" e, como tal, é mais provável que sofra nas mãos dos outros. Por exemplo, uma mulher "inocente" pode ser uma jovem que viveu uma vida privilegiada e tranquila e é forçada a experimentar em primeira mão o mundo, depois de sair de casa.

O arquétipo do vilão

O arquétipo do "vilão" é um personagem que apresenta características de pura maldade. Normalmente, o "vilão" é egocêntrico, sedento de poder, e interessado apenas em alcançar seus objetivos pessoais (geralmente às custas dos outros). Um exemplo de vilão arquetípico seria um político sedento por poder que tem seus inimigos políticos assassinados para garantir sua vitória na próxima eleição.

O arquétipo do sábio

O "sábio" arquetípico é um personagem que é sábio, muitas vezes bem velho, e, geralmente, ajuda o herói em sua jornada. O "sábio" pode ser um homem ou uma mulher e, muitas vezes, vive em relativo isolamento dos outros. O estilo de vida eremita do sábio e muitas vezes seu comportamento excêntrico, geralmente o definem como diferente de outros personagens. Um exemplo de personagem sábio seria o velho mago sábio, que presta assessoria ponderada para o jovem aventureiro.

Arquétipos adicionais

Listas tradicionais de arquétipos literários e junguianos incluem mais de 30 tipos diferentes de personagens. Listados abaixo estão alguns personagens adicionais "comuns" encontrados em muitos livros e filmes.

A "bruxa" arquetípica é muitas vezes a "velha bruxa" ou "velha senhora", que visa prender o herói de uma história.

A "sedutora" arquetípica é a personagem feminina bela e interessada em seduzir o herói ou o protagonista de uma história.

O arquétipo do "vigarista" é um personagem que engana os outros para alcançar o seu próprio objetivo.

A figura da "mãe" ou do "pai" arquetípica é um personagem que age de uma maneira paternal ou maternal para o herói. Esses personagens costumam prover o protagonista com conselhos paternais.

A "donzela" arquetípica é geralmente uma personagem feminina que é impotente e com necessidade de resgate pelo herói.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível