Tradições alimentares do dia a dia na França

Escrito por courtney palmbush | Traduzido por morgana nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tradições alimentares do dia a dia na França
Experimente a culinária francesa (RAYES/Digital Vision/Getty Images)

A culinária francesa é largamente considerada a mais deliciosa - e complicada - cozinha do mundo. Mas a complexidade é geralmente guardada para jantares em restaurantes ou ocasiões especiais, e é apenas parte do cenário quando se trata da culinária francesa. Na verdade, há vários tipos de tradições alimentares francesas, e o menu diário francês é geralmente muito simples.

Outras pessoas estão lendo

Hábitos alimentares franceses

Uma característica da cozinha francesa que recebe uma atenção especial é o tamanho da porção. Em geral, os franceses (e europeus, como um todo) comem refeições menores das que são consideradas normais nos Estados Unidos. Isso é em parte porque a maior refeição do dia é o jantar, então as refeições anteriores são relativamente pequenas. Além disso, enquanto nos Estados Unidos os consumidores têm a opção de baixo teor de gordura ou sem gordura nos laticínios e produtos de carne, na França a oferta padrão de laticínios e frios é geralmente cheia de gordura - portanto, seus alimentos proporcionam uma maior quantidade de calorias em menores porções. Embora seja verdade que as refeições nos dias de semana possam ser feitas a partir de ingredientes enlatados ou congelados, como nos Estados Unidos, os franceses, no entanto, tendem a consumir menos alimentos processados​​. Nos fins de semana, as refeições são frequentemente mais demoradas e feitas com ingredientes frescos. É importante ressaltar que os momentos de refeições na França são vistos não só como um tempo para comer, mas também como eventos sociais.

Tradições alimentares do dia a dia na França
Uma característica da cozinha francesa que frequentemente recebe uma atenção especial é o tamanho da porção (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Café da manhã

Um café da manhã francês simples envolve pães ou folhados, algo para passar no pão/folhado, frutas e uma bebida. O pão é geralmente uma baguete, que é um pão longo e duro vendido fresco (baguetes normalmente não contêm conservantes, por isso elas devem ser consumidas dentro de 24 a 48 horas depois de assadas), ou um croissant - um folhado amanteigado e em forma de concha. Baguetes ou croissants são deliciosos por si sós, e ainda mais quando se espalha compotas de frutas (geleia) e/ou chocolate (na Europa é comum ter o chocolate como parte do café da manhã). O pão é comido normalmente junto com café preto, café com leite quente, chocolate quente ou chá. Sucos de laranja ou maçã são comuns, assim como frutas frescas. Os ovos são geralmente reservados para um café da manhã de fim de semana ou uma ocasião especial, já o crepe - uma fina panqueca feita de ovos e farinha, recheada com carne, queijo e/ou fruta - é um alimento básico, e também pode aparecer no almoço francês e no menu do jantar. Os crepes no café da manhã são geralmente recheados com queijo, frutas e/ou chocolate. Existem, naturalmente, omeletes, recheados com queijo, carne ou vegetais. Pratos com ovos mais elaborados são o quiche - ovos cozidos em uma crosta de massa com queijo, vegetais e/ou carne - ou ovos Benedict, servidos cozidos e cobertos com molho holandês.

Tradições alimentares do dia a dia na França
Um café da manhã francês simples envolve pães ou folhados com condimento, frutas e uma bebida (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Almoço

Assim como o café da manhã, o almoço envolve pão, mas para a refeição do meio-dia, ele é cortado e recheado com queijo e/ou carne, mais comumente presunto. Ao contrário dos sanduíches popularmente preparados nos Estados Unidos, os franceses não utilizam muitos vegetais ou condimentos. Como mencionado anteriormente, crepes podem ser comidas de almoço, normalmente recheados com carne e queijo. Saladas são uma outra escolha típica de almoço. A salada Niçoise é uma especialidade francesa; contém alface, feijão verde, batatas, anchovas, atum e pequenas azeitonas pretas. O tempo decorrido para o almoço é mais longo na França do que nos Estados Unidos, geralmente cerca de duas horas, embora hoje muitas empresas francesas sujeitem-se a um tempo mais curto de almoço.

Tradições alimentares do dia a dia na França
Assim como o café da manhã, o almoço envolve pão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Jantar

O jantar é a principal refeição do dia francês. Ele começa com algum tipo de entrada, como legumes crus ou salada, seguida por um prato principal de carne, legumes, batatas, massas ou arroz. Queijo ou sobremesa seguem a refeição principal, e o vinho é servido do começo ao fim. Bebidas antes da refeição (aperitivos) ou depois (licores ou café) podem ser servidas. O jantar pode durar várias horas do início ao fim, e é considerado um momento importante para conversa e descontração.

Tradições alimentares do dia a dia na França
O jantar é a principal refeição do dia francês (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Ingredientes principais

Comer como os franceses não precisa ser muito complicado ou caro. Ter alguns ingredientes principais em casa contribuirá para o sabor francês nos pratos mais simples. Por exemplo, em vez de uma cebola use cebolinha, que aparece com frequência na culinária francesa. Prefira cozinhar ou fritar na manteiga no lugar de óleo vegetal. Prove e compre alguns queijos de alta qualidade e os coloque sobre pedaços de pão fresco. Adicione feijão verde, azeitonas, atum, queijo ralado, azeite e vinagre à salada Niçoise. Utilize um pouco de geleia de boa qualidade (ou melhor ainda, caseira) e um creme de chocolate para o café da manhã com pães frescos. Mantenha frutas e legumes frescos à mão, pois a qualquer momento eles podem ser combinados em uma salada com vinagre, azeite e queijo, para fazer um leve e delicioso almoço, e no jantar, como acompanhamento ou prato principal. Tenha ovos disponíveis para cozinhar, colocar em crepes ou fazer um quiche. E, claro, não esqueça do vinho.

Tradições alimentares do dia a dia na França
Comer como os franceses não precisa ser muito complicado ou caro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível