×
Loading ...

Como um transformador de áudio funciona

Atualizado em 23 março, 2017
Aparelhos de telefone usam transformadores de áudio (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Introdução

Transformadores de áudio são circuitos projetados especificamente para áudio. Eles bloqueiam a interferência de radiofrequências e também bloqueiam os componentes DC de um sinal de áudio. Além disso, eles dividem ou combinam componentes de áudio. Os transformadores de áudio também são usados para casar impedância (impedância é resistência). Um exemplo de casamento de impedância entre componentes de áudio de alta e baixa impedância é o casamento entre um amplificador de alta impedância e um alto-falante de baixa impedância. Sistemas de telefonia e de áudio profissional usam transformadores de áudio.

Loading...

Método

O transformador de áudio ajuda um sinal de entrada AC a produzir outro sinal AC de saída. Para tal, o transformador de áudio tem duas bobinas — a bobina primária e a bobina secundária. As bobinas são duas ou mais bobinas de fio isolado enrolado em um centro magnético. A bobina primária é a entrada, já a secundária é a saída. Quando a bobina primária produz um sinal, ela cria um campo magnético, que começa a oscilar com o sinal de áudio. O campo magnético oscilante produz corrente. A corrente alcança a saída, ou bobina secundária, e o sinal é enviado para fora do transformador.

Funções

Uma função de um transformador de áudio é de aumentar e diminuir a voltagem em um circuito de áudio. A outra função é converter o circuito de desbalanceado a balanceado. Os transformadores de áudio também são usados para bloquear a corrente DC e isolar um dispositivo de áudio do outro.

Tipos

A função do transformador de potência é aumentar ou diminuir a voltagem. A saída tem mais bobinas do que a entrada; a diferença no número de bobinas ajuda o sinal a mudar em seu deslocamento pelo transformador. Existem dois tipos de transformadores de potência — o transformador de força e o transformador de distribuição.

O transformador de pulso 1:1, diferentemente do transformador de potência, tem o mesmo número de bobinas, tanto na entrada quanto na saída. Quando a impedância da entrada e da saída é a mesma, o sinal não muda. Como o sinal de áudio passa sem se modificar, o transformador de pulso 1:1 pode bloquear ondas DC e de radiofrequência. O benefício é que o sinal pode passar por muitas bobinas secundárias e o som de cada uma pode ser isolado.

Os transformadores de pulso 1:1 possuem três tipos. Um transformador é usado para bloquear a corrente DC de áudio. O segundo tipo é um bloqueador de interferência de radiofrequência (RFI) e o terceiro tipo é um dispositivo de aterramento usado para isolar dispositivos de áudio.

Limitações

Os transformadores de áudio têm um limite de quantidade de som, que é o nível de intensidade sonora em decibéis que podem aguentar. Eles têm respostas de frequência limitadas e podem bloquear sinais somente dentro da gama de 20 a 20.000Hz. Há um nível máximo de entrada que não pode ser excedido sem danificar o transformador, chamado de ponto de saturação. Os transformadores de áudio não podem produzir um sinal de mais de 25 decibéis.

Considerações

Um bom transformador de áudio deve ser capaz de casar impedâncias. Ele deve ser capaz de aumentar ou diminuir o nível do sinal até 25 decibéis. Ele deve efetivamente isolar componentes problemáticos em um grupo de dispositivos de áudio, além de ter uma resposta de frequência plana e ampla. Um sinal mais quente deve passar pelo transformador sem saturá-lo. Um bom transformador de áudio terá uma boa blindagem, que é necessária para que o dispositivo de áudio não capte zunidos ou sons de outros dispositivos. Sons indesejados são barrados pela blindagem e os sinais de áudio desejados são mantidos.

Loading...
Loading ...
Loading ...