O que é transtorno bipolar

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é transtorno bipolar
O transtorno bipolar deve ser tratado com acompanhamento psiquiátrico junto a medicações específicas (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Durante muitos anos, o transtorno bipolar foi tratado como doença psiquiátrica associada à loucura, conhecido como psicose maníaco-depressiva. Com o passar dos anos, a comunidade médica e científica passou a documentar e tratar o transtorno bipolar à luz de novas técnicas psicológicas associadas com medicamentos específicos. O termo foi modificado para transtorno bipolar quando os cientistas detectaram se tratar, na verdade, de uma variação de humor em vez de uma doença propriamente dita. Basicamente, o transtorno é caracterizado pelas mudanças muito rápidas entre os estados de euforia e depressão. Apesar de não ter cura, o transtorno pode ser tratado.

Outras pessoas estão lendo

Causa e tipos do transtorno

De acordo com a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar, cerca de metade dos portadores do transtorno apresentam histórico familiar. O transtorno é dividido em dois tipos: o tipo I atinge cerca de 1% da população mundial, enquanto o tipo II chega a 8% da população. A diferença básica é que no segundo tipo os episódios de euforia e depressão são mais espaçados. De qualquer forma, os pacientes diagnosticados com o transtorno bipolar e estão em acompanhamento médico podem levar uma vida normal e produtiva. Hoje, sabe-se que o transtorno está ligado à alterações funcionais do cérebro, especialmente nas áreas responsáveis por processar as emoções.

O que é transtorno bipolar
O transtorno está ligado a alterações funcionais de nosso cérebro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sintomas

Para identificar o transtorno bipolar, é preciso estar atento às variações de humor, que vão da depressão à euforia (também chamada de mania). No estado de depressão, os sintomas mais comuns estão relacionados com uma sensação de tristeza profunda. O indivíduo se sente abatido, foge do convívio social, perde o apetite e, em muitos casos, sente-se culpado por erros cometidos em sua própria vida e na de seus familiares. Já os sintomas da euforia variam do sentimento de grandiosidade até a agitação constante. O paciente sente os pensamentos mais acelerados, perde a inibição social e tende a ser mais impulsivo.

O que é transtorno bipolar
Os sintomas variam da depressão à euforia (Toby Burrows/Digital Vision/Getty Images)

Diagnóstico

Se antigamente era difícil de diagnosticar o paciente com o transtorno bipolar, as técnicas de hoje permitem a identificação da bipolaridade até em crianças e adolescentes, o que contribui para o tratamento. Para diagnosticar o transtorno, o psiquiatra avalia evidências claras de alteração de humor, problemas de sono, irritabilidade e hiperatividade. Crianças que mudam de humor várias vezes em um mesmo dia e possuem histórico familiar de bipolaridade podem ser diagnosticadas com o transtorno. Nos adultos, os ciclos de depressão e hiperatividade são mais longos e dependem da gravidade e complexidade do quadro clínico.

O que é transtorno bipolar
A tristeza profunda é outro sintoma do transtorno (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Controle

Não há cura para o transtorno bipolar, mas é possível controlá-lo. Para isso, é preciso aliar o tratamento psiquiátrico com medicação prescrita. A medicação ajuda a controlar as variações de humor, evitando os estados de exaltação ou depressão intensa. Além disso, é preciso estar atento às horas de sono, alimentação equilibrada e restrição no uso de drogas, álcool e cafeína. Especialistas chamam a atenção para o aumento da incidência do transtorno nas sociedades modernas, estimulado por fatores como estresse, consumo de substâncias lícitas e ilícitas que interferem em nosso humor e menos horas adequadas de sono.

O que é transtorno bipolar
Horas regulares de sono são fundamentais para controlar a bipolaridade (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível