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Vantagens e desvantagens da delegação de tarefas

Delegar envolve atribuir aos subordinados a responsabilidade sobre uma tarefa ou diferentes aspectos de um projeto. Quando executada corretamente, a delegação pode aumentar a produtividade e motivação dentro de uma organização. No entanto, ela também pode causar confusão e ineficiência. Entenda as vantagens e desvantagens deste processo para evitar erros e melhorar suas habilidades de delegação.

Delegar tarefas pode reduzir a sua carga de trabalho e reduzir a sua lista de afazeres (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Falta de comunicação

Se houver falta de comunicação sobre as expectativas para a tarefa, pode surgir conflito entre o subordinado e o supervisor. Talvez os subordinados tenham medo de pedir esclarecimentos, enquanto os supervisores podem subestimar a complexidade do projeto e não conseguir explicar completamente a tarefa. Sem metas e objetivos claros, o supervisor e subordinado podem ter ideias contrastantes sobre como concluir a tarefa com êxito.

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Falta de compromisso pessoal

Um subordinado pode não ter interesse ou conexão pessoal suficiente com o projeto para compreender totalmente o significado da tarefa. Talvez ele não tenha o mesmo nível de compromisso ou paixão que o criador da tarefa, já que não foi sua ideia. Por exemplo, se você fizer um esforço de networking substancial ao longo do tempo, ganhando contatos influentes, provavelmente você valorizará o acompanhamento destes contatos mais do que uma pessoa que não presenciou ou participou no esforço.

Resultados inferiores

Se os subordinados já estiverem sobrecarregados com as suas próprias funções, eles podem não ter tempo para concentrar totalmente e colocar o máximo de esforço em tarefas delegadas. Outras vezes, as tarefas delegadas podem estar acima do nível de habilidade ou experiência do subordinado. A capacidade de completar a tarefa também pode ser limitada pela falta de recursos. O subordinado talvez não goste da tarefa ou simplesmente não se importe com ela, o que reduz o desempenho.

Beneficiar-se de conhecimentos especializados

Muitos subordinados têm habilidades especiais e experiência relevante que se alinham com a tarefa. Eles podem estar ansiosos para mostrar suas qualificações e avançar profissionalmente, demonstrando seus talentos para o projeto. Um subordinado também pode oferecer uma nova visão ou perspectiva, o que aumenta a criatividade e a inovação.

Economizar tempo

A delegação permite que você se concentre em tarefas mais importantes ou trabalhos para os quais seja mais adequado. O aumento no tempo reduz a pressão e o stress. Isso permite que você se concentre em suas demais tarefas e aloque mais tempo para outros projetos. Por exemplo, delegar tarefas de atendimento ao cliente a um subordinado poupa o tempo que seria gasto interagindo com os clientes e manejando os problemas. Consequentemente, você teria mais tempo para projetar produtos e contratar funcionários.

Construir confiança dentro da organização

A delegação o incentiva a confiar em seus subordinados e não estar sempre no controle. Uma vez que os subordinados concluam com êxito uma tarefa, você terá mais confiança na capacidade deles no futuro. Ter mais conhecimento sobre os projetos que precisam ser concluídos ajuda os subordinados a confiarem em seus gerentes.

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Referências

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