Tratamento de adenomas perianais em cães machos castrados

Escrito por susan lee | Traduzido por mariana de mello andré scarani
Tratamento de adenomas perianais em cães machos castrados
Há tratamento para seu cão castrado com adenoma perianal (dog image by Mat Hayward from Fotolia.com)

O adenoma perianal é um tipo de tumor que é mais comum em cães machos intactos, mas também pode ser encontrado em machos castrados e, raramente, em fêmeas. Este tipo de tumor costuma ser benigno e geralmente ocorre nas células das glândulas de óleo perianais. Quando ele é encontrado em fêmeas ou em machos castrados, tem mais chances de ser maligno.

Importância

Os tumores das glândulas perianais, de acordo com os sites Mtvtimes.com e Asecvet.com, podem causar dor e se tornarem ulcerados ou infectados. Eles também podem ocorrer na linha medial dorsal e no abdômen ventral. O raro adenoma perianal em macho castrado costuma sugerir uma anomalia hormonal subjacente, como hiperadrenocorticismo (doença de Cushing). Os adenocarcinomas perianais (adenomas perianais malignos) não são afetados por níveis hormonais e muitas vezes ocorrem em machos castrados. É um câncer de crescimento lento, mas que pode se espalhar aos linfonodos regionais e a outros locais distantes, como fígado e pulmões.

Diagnóstico clínico

Seu cão deve passar por um exame físico completo. Seu veterinário pode pedir ultrassom e raios-X, exame de urina, biópsia por aspiração do tumor, hemograma completo e perfil químico do soro. Como seu cachorro já foi castrado, é importante saber de quaisquer condições subjacentes e se o tumor é maligno.

Cirurgia

A cirurgia envolve a remoção do tumor e seu envio a um patologista, para que faça um exame histopatológico. Os tecidos ao redor do tumor serão examinados em busca de metástases e seu veterinário aconselhará, caso seja necessário, o uso de quimioterapia ou radioterapia, dependendo da gravidade e de se o tumor é um adenoma perianal benigno ou um adenocarcinoma, que é maligno. Pode haver alguma incontinência fecal pós-operatória e ela pode ser permanente. Anti-inflamatórios, como Rimadyl, Deramaxx e Metacam ajudam no controle da dor, mas é importante monitorar a evacuação. Use laxantes caso seu cão pareça sentir dor ao defecar.

Crioterapia

Se o tumor do seu cão for pequeno, ele pode ser removido por crioterapia, que é um processo em que o tumor é congelado através de nitrogênio líquido. Pode haver um pouco de incontinência fecal durante a primeira semana após este procedimento.

Tratamento pós-operatório / doméstico

O tratamento pós-cirúrgico e cuidados domésticos dependem da extensão e do tipo de tumor, além da terapia pós-operatória. Seu veterinário pode prescrever analgésicos ou anti-inflamatórios, além de um antibiótico para prevenir infecções durante o processo de cura de seu cão. Muitas vezes é necessário que o cão use um colar elisabetano, para que não perturbe a área afetada durante sua recuperação.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível