Saúde

Tratamento para febre glandular

Escrito por brad mchargue | Traduzido por ana rodrigues

A febre glandular, mais comumente conhecida como mononucleose ou "mono", é uma doença infecciosa causada pelo vírus de Epstein-Barr. Transmitida através do contato com a saliva infectada (ganhando o apelido de "doença do beijo"), não é muito grave e geralmente desaparece por conta própria. Como o vírus não pode ser tratado com antibióticos, o melhor método de tratamento é o repouso e um aumento na quantidade de líquidos que você consome.

Sintomas

A febre glandular geralmente apresenta-se com sintomas de gripe, como febre, fadiga, dor de garganta e dor de cabeça. Isto é geralmente acompanhado de um inchaço dos gânglios linfáticos sob o pescoço e nas axilas. Outros possíveis sintomas incluem uma erupção cutânea, o inchaço do baço, suores noturnos e a diminuição do apetite. Os sintomas comuns duram apenas duas semanas, enquanto sintomas como o inchaço do baço e gânglios linfáticos podem durar até um mês ou mais. Se o alívio dos sintomas, até mesmo os mais básicos, não ocorre dentro de duas semanas, consulte o seu médico imediatamente.

Medicação

A medicação para a febre glandular é relegada para a gestão dos sintomas. Em alguns casos, podem ocorrer infecções na garganta ou uma infecção dos seios paranasais, e se causada por uma bactéria, antibióticos serão prescritos. O inchaço e uma inflamação das amígdalas podem também ocorrer. Nesses casos, o médico pode prescrever um corticosteroide como a prednisona. Alguns medicamentos antibióticos, como a amoxicilina, usados ​​para tratar infecções associadas, podem resultar em erupção cutânea. Esta é inofensiva e facilmente tratada através da interrupção do antibiótico atual e a prescrição de um novo que tem menos potencial para causar uma erupção cutânea.

Mudança do estilo de vida

Tratamentos caseiros e mudanças no estilo de vida focam na manipulação da dor e no alívio dos sintomas. A dor de garganta pode ser aliviada através do gargarejo de uma mistura de água e sal (meia colher de chá para cada 200 ml de água), enquanto o consumo de grandes quantidades de água e sumos de fruta não só podem ajudar a aliviar uma dor de garganta, como também a manter o corpo hidratado. Para ajudar a aliviar dores de cabeça associadas à febre glandular, dores no corpo e febre, podem ser usados ​​medicamentos anti-inflamatórios não esteroides sem prescrição médica, como o ibuprofeno e paracetamol. Dada a importância do descanso no tratamento de febre glandular, repousar o suficiente e evitar a atividade física extenuante é recomendado pelo mínimo de um mês, uma vez que os sintomas começam a diminuir. Isto é especialmente verdadeiro para aqueles que experimentam um aumento do baço, já que a atividade física pode levar a uma ruptura e hemorragia interna.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media