Tratamento holístico para a conjuntivite

Escrito por anna mcgee thomas | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento holístico para a conjuntivite
Adote uma abordagem holística para ter olhos saudáveis (Image by Flickr.com, courtesy of Paul Sapiano)

A conjuntivite é uma inflamação da membrana mucosa ao redor do olho que pode ser alérgica, bacteriana ou viral. Embora somente as conjuntivites bacteriana e viral sejam contagiosas, todas as três são desconfortáveis e podem ser aliviadas ou até mesmo tratadas por meio de abordagens holísticas.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

A conjuntivite pode ser dividida em três categorias principais: alérgica, viral e bacteriana. A conjuntivite alérgica é causada por uma reação alérgica. Não é contagiosa e geralmente ocorre devido à presença de poeira, pólen ou partículas irritantes no ar. A conjuntivite bacteriana e a viral são pegas da mesma forma que um resfriado viral ou uma infecção bacteriana. Podem também ser sintomas de um resfriado viral ou de uma infecção bacteriana, e são igualmente contagiosas.

A conjuntivite alérgica possui os sintomas de um olho irritado. Normalmente ocorre vermelhidão, coceira, lacrimejamento e um pouco de desconforto nos seios nasais. A conjuntivite viral geralmente vem acompanhada pelo resfriado comum. Seus sintomas são vermelhidão, lacrimejamento, leve aspereza e leve corrimento.

A conjuntivite bacteriana pode ocorrer com uma infecção bacteriana, como faringite estreptocócica, ou uma infecção respiratória. Seus sintomas são bastante semelhantes aos da conjuntivite viral, porém mais severos. Você pode ter lacrimejamento excessivo, corrimento espesso que encrosta, pálpebras inchadas, aspereza e olhos vermelhos e injetados.

Tratamento

A conjuntivite alérgica pode ser tratada com lágrimas artificiais e anti-histamínicos. A conjuntivite viral desaparece com o vírus; geralmente receitam-se lágrimas artificiais para ajudar a sensação de aspereza. Já a conjuntivite bacteriana é tratada com uma pomada oftálmica antibiótica. Ao acompanhar uma infecção viral, você deve ingerir bastante líquidos e ficar em repouso.

Compressa

A recomendação holística mais comum para qualquer conjuntivite é aplicar uma compressa -- fria para a conjuntivite alérgica e quente para todas as outras. Para fazer uma compressa, simplesmente sature uma toalha de rosto ou outro pano de algodão com água quente ou gelada, torça completamente e pressione levemente contra a região do olho. A compressa aliviará a irritação, reduzirá o inchaço e ajudará a combater a vermelhidão adicional. O chá é outra aplicação útil que ajuda na coceira e na inflamação. Prepare uma xícara forte de chá de camomila, verde ou preto utilizando dois saquinhos. Deixe os saquinhos esfriarem enquanto você bebe o chá. Aplique um saquinho em cada olho e deixe o chá frio entrar em seu olho.

Colírio

Os colírios naturais também são opções de tratamento holístico para a conjuntivite. Sal, mel e limão adicionados à água morna funcionam como produtos naturais de limpeza e antifúngicos para acelerar a cura da conjuntivite. Embora a aplicação arda, muitas pessoas recorrem aos colírios naturais devido à sua eficácia e seu baixo custo. Deixe uma pitada de sal e uma gota de mel -- ou algumas gotas de limão -- dissolverem-se completamente em água morna pura. Permita que a mistura esfrie, meça-a em um aplicador de colírio, aplique-a ao olho afetado e pisque de leve por alguns segundos.

Pomadas

As folhas de calêndula e de aloe vera podem ser utilizadas como pomadas naturais. Aplique uma das duas de leve na linha dos cílios. A calêndula é um anti-inflamatório natural que possui propriedades tanto antivirais quanto antibacterianas, enquanto que a Aloe vera é um adstringente natural refrescante.

Considerações

Cada aplicação holística deve ser utilizada pelo menos duas vezes por dia.

O tratamento deve ser acompanhado de uma alimentação saudável. Aumente seu consumo de vitamina C, zinco e alho.

Lave as suas mãos com frequência e desinfecte superfícies comumente tocadas.

  • Evite encostar diretamente em seus olhos sem lavar as mãos antes e depois.

  • Utilize bolas de algodão, compressas, saquinhos de chá etc., separados e frescos para cada olho.

  • Acima de tudo, consulte seu médico antes de experimentar qualquer tratamento holístico, principalmente se você tiver uma doença ocular pré-existente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível