Tratamento de metotrexato e ácido fólico para perda de cabelo

Escrito por adelaide damoah | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento de metotrexato e ácido fólico para perda de cabelo
Metotrexato é uma "droga anti metabólica de quimioterapia" (Drugs image by __PeTe__ from Fotolia.com)

De acordo com a chemocare.com, o metotrexato é uma "droga anti metabólica de quimioterapia". Isso significa que ela interfere com o metabolismo do ácido fólico ao dividir rapidamente as células, levando a uma deficiência no ácido fólico e à morte da célula. O ácido fólico é uma importante vitamina B que ajuda a formar novas células de sangue e ajuda novos tecidos e células, como folículos de cabelo, a crescer. Um tratamento prolongado com metotrexato pode levar a uma deficiência no ácido fólico e, por esse motivo, muitos médicos dão suplementos de ácido fólico para pacientes sob esse tratamento para ajudar a minimizar os efeitos colaterais. O ácido fólico não é rotineiramente usado como tratamento específico para perda de cabelo associado a metotrexato.

Outras pessoas estão lendo

Usos

O metotrexato é utilizado no tratamento de certos cânceres que são caracterizados por dividir células rapidamente, como o do seio. Também é usado para tratar doenças autoimunes, como artrite reumatoide e psoríase, e para causar aborto espontâneo nos primeiros estágios de gravidez ectópica.

Efeitos colaterais

O metotrexato afeta pessoas diferentes de maneiras diferentes. Segundo medicineworld.org, os efeitos colaterais mais comuns incluem perda de cabelo gradual, mudanças na contagem de células sanguíneas, diarreia, respiração curta, danos aos rins, olhos lacrimejantes, mudanças na cor da pele e das unhas. Efeitos colaterais menos comuns incluem danos ao fígado, reações alérgicas, erupção na pele e problemas neurológicos como dor de cabeça, problemas de comportamento, ataques de epilepsia e dificuldade para falar. Se você estiver sob tratamento de metotrexato, é muito importante discutir quaisquer efeitos colaterais com o médico. Certifique-se de comparecer às consultas marcadas para testar anormalidades sanguíneas.

Perda de cabelo

Os folículos capilares, as estruturas abaixo da pele que produzem cabelo, são algumas das células do corpo que se dividem mais rapidamente. Elas se dividem a cada 23 a 72 horas. O metotrexato visa células que se dividem rápido e, como resultado, às vezes ele causa a morte das células de cabelo e a consequente perda de cabelo. Embora isso possa acontecer, a perda de cabelo é bastante rara nas doses menores de metotrexato comumente usadas para tratar de doenças como a psoríase. Torna-se mais comum em doses altas usadas para tratar de câncer. O médico deve tranquilizá-lo de que a perda de cabelo e muitos outros efeitos colaterais associados ao metotrexato são reversíveis uma vez que o medicamento seja interrompido. Perda de cabelo total é rara sob o tratamento de metotrexato.

Considerações

É vital aderir ao regime do tratamento que todos os efeitos ruins sejam discutidos com o médico. Existem coisas que você pode fazer para ajudar a minimizar a perda de cabelo e para maximizar o seu novo crescimento, uma vez que tomou metotrexato. Por exemplo, você pode usar alguns cremes tópicos, alguns medicamentos orais, fazer tratamento a laser, e tomar ácido fólico, que pode ser prescrito pelo médico, além de se certificar de ter a quantidade suficiente de proteína na sua dieta. É importante conversar sobre todos os passos que está pensando em dar com o médico primeiro, pois alguns suplementos vitamínicos podem interferir com a ação do metotrexato.

Ácido fólico

Não existe evidência específica de que a suplementação de ácido fólico previna a perda de cabelo durante o tratamento com metotrexato. Ele é usado para minimizar os efeitos colaterais causados pela deficiência de ácido fólico e um desses efeitos colaterais é a perda de cabelo potencial. Alguns médicos evitam prescrever suplementos de ácido fólico para pacientes que estão recebendo metotrexato para terapia de câncer, pois teme-se que ele possa interferir com a ação do metotrexato nas células cancerosas. Se você está recebendo esse remédio para o câncer e está preocupado com a perda de cabelo e a falta de ácido fólico, por favor converse com o médico a respeito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível