Mais
×

Como tratar de um coelho com larvas de moscas

Um coelho cujo pelo está úmido ou sujo corre o risco de contrair uma doença chamada miíase. A miíase ocorre quando certas espécies de moscas depositam seus ovos na pele do coelho. Quando as larvas nascem, elas consomem a pele e a carne do animal e soltam dejetos prejudiciais. Os coelhos que correm o maior risco são aqueles com diarreia ou problemas de incontinência, já que o odor e umidade atraem as moscas. Se seu animal parece não se sentir bem, coça um lugar específico, ou se você vir vermes nele, trate o problema como uma emergência e leve o coelho a um veterinário. O profissional irá receitar medicamentos e cuidar do bicho.

Instruções

A miíase em coelhos deve ser tratada como uma emergência (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Procure machucados ou vermes na pele do seu coelho. A área mais afetada costuma ser a pele em volta do ânus e do órgão genital.

  2. Chame seu veterinário imediatamente se você encontrar quaisquer machucados ou larvas. Se ele puder atendê-lo imediatamente, pegue seu coelho e vá o mais rápido possível. Se não for possível, siga os passos na segunda seção até que possa ser atendido.

  3. Escute os conselhos do seu veterinário. Ele provavelmente irá precisar ficar com o coelho pelo menos uma noite para remover as larvas e cuidar do ferimento. Quando você pegar seu coelho, anote a quantidade de medicação a ser dada e quando deverá ser administrada.

  4. Dê a seu coelho o antibiótico de acordo com a receita do veterinário. Os antibióticos para coelhos normalmente devem ser administrados por injeção. Se você não sabe como aplicar uma injeção, peça para o veterinário ensiná-lo, ou leve o animal ao consultório para cada tratamento. Continue a administrar o antibiótico pelo número exato de dias receitados pelo profissional.

  5. Aplique a pomada antibiótica ao ferimento do coelho de acordo com as instruções do veterinário. Enquanto o faz, procure por sinais de infecção na ferida, como pus, inchaços e vermelhidão e observe se ela está mais quente do que a pele em volta.

  6. Retorne ao veterinário para que ele veja o progresso do seu coelho. Visitas costumam ser agendadas uma semana depois que você leva seu coelho para casa desde o primeiro tratamento.

    Tratamento em casa até que possa encontrar o veterinário

  1. Segure seu coelho em uma posição que permita que você tenha acesso ao ferimento e às larvas. Se você puder chamar uma amigo para ajudar será mais fácil cuidar do animal.

  2. Retire o máximo de larvas que conseguir com uma pinça. Tome cuidado para não apertar a pele do animal. Jogue as larvas em uma tigela de água com detergente para matá-las.

  3. Mergulhe o ferimento infectado em uma pia cheia de água morna (não quente). Já que a miíase tipicamente afeta a parte de trás do coelho, mergulhe sua parte traseira inteira. Com sua mão, suavemente lave a área com água. Esvazie a pia e encha-a com água limpa. Lave o ferimento novamente. Repita mais uma vez com água limpa.

  4. Seque o coelho o máximo que puder. O animal provavelmente estará estressado a esse ponto e ficar resfriado só piorará as coisas. Mantenha seu coelho aquecido e seco até que possa ser atendido pelo veterinário.

Dicas

  • Dependendo da gravidade da miíase no coelho, seu veterinário pode mandar fluidos para que você administre-os de modo subcutâneo em casa.
  • Ele irá ensiná-lo como aplicar os fluidos no animal.
  • Enquanto seu coelho estiver no veterinário, limpe completamente o lugar onde ele fica em sua casa para remover quaisquer ovos de moscas remanescentes.
  • Em casa, dê ao seu coelho bastante comida e água limpa.

Aviso

  • A miíase é uma situação de emergência para seu coelho. A infestação é muito dolorosa e pode matar o animal. Ligue para seu veterinário o mais rápido possível e fale que o coelho precisa ser visto no mesmo dia.

O que você precisa

  • Antibióticos (receitados pelo seu veterinário)
  • Pomada antibiótica (receitada pelo seu veterinário)
  • Pinça
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article