Mais
×

Como tratar conjuntivite viral

Atualizado em 09 fevereiro, 2018

A conjuntivite viral faz com que a conjuntiva, o tecido que reveste o interior dos olhos, fique inflamada, e com que o branco do olho fique vermelho ou rosado. O vírus que causa a conjuntivite é o mesmo da gripe comum e é altamente contagioso. O tratamento antibiótico não é eficaz contra esse problema, mas existem algumas medidas que podem ajudar a aliviar o desconforto da condição.

Instruções

A conjuntivite pode causar grande desconforto (Will Russell/Getty Images News/Getty Images)
  1. Faça uma compressa fria ou morna nos olhos para aliviar o desconforto, com a temperatura que lhe parecer mais agradável. Para isso, molhe a toalha com água fria ou morna, torça-a e coloque sobre os olhos de 10 a 15 minutos várias vezes ao dia.

  2. Tome analgésicos, como ibuprofeno ou paracetamol, para reduzir a dor causada pela conjuntivite viral. Siga as recomendações do fabricante quanto à dosagem e consulte um médico antes de dar o medicamento a uma criança pequena.

  3. Use colírio para manter os olhos úmidos. O aumento da umidade pode ajudar a aliviar alguns sintomas da conjuntivite, como coceira, ardor ou sensação de areia nos olhos. Colírios do tipo "lágrimas artificiais" estão disponíveis em farmácias e podem ser comprados sem a necessidade de receita médica.

  4. Remova as remelas usando algodão com água morna. Elas normalmente são formadas durante a noite, enquanto os olhos estão fechados. Uma camada grossa de remela pode “colar” os cílios, dificultando a abertura dos olhos. Passe algodão molhado nos olhos diversas vezes até que elas se soltem e os olhos consigam ser abertos com facilidade. Não force a abertura, já que isso pode causar uma dolorosa perda de cílios.

  5. Fale com um médico a respeito de colírios corticosteroides se o desconforto for grave. Apesar de não reduzir a duração da conjuntivite, o medicamento irá ajudar a atenuar a dor.

Dicas

  • Use óculos enquanto estiver com conjuntivite viral, caso faça uso de lentes de contato. Usar lentes durante a conjuntivite pode irritar os olhos.
  • Jogue fora lentes de contato descartáveis, maquiagens de olho e produtos de limpeza de lentes para evitar uma reinfecção se algum desses itens estiver contaminado. Limpe cuidadosamente as lentes de contato não descartáveis e desinfecte suas caixas.
  • Evite a propagação da conjuntivite para outras pessoas lavando as mãos constantemente e usando toalhas, travesseiros e lençóis limpos. Certifique-se de que ninguém mais usará suas toalhas e evite dividir copos e utensílios com outras pessoas. De acordo com a Associação Americana de Optometria (AOA), a conjuntivite viral pode ser facilmente transmitida em escolas e em casa.

O que você precisa

  • Toalha
  • Analgésico
  • Colírio
  • Algodão
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article