Como tratar hidropsia em peixes

Escrito por sadie may | Traduzido por felipe mendonça
Como tratar hidropsia em peixes
Os kinguios são uma das espécies mais propensas a sofrer de hidropsia (Comstock/Comstock/Getty Images)

A hidropsia é uma doença comum em peixes, que causa sintomas alarmantes. A infecção bacteriana acomete peixes de aquários e de lagos de água doce, causando inchaço e eventualmente levando à morte devido aos estragos provocados internamente pela condição. É uma doença difícil de ser tratada, havendo alto nível de mortalidade. Contudo, se for diagnosticada precocemente, há muitas maneiras de restaurar a saúde do peixe.

Instruções

  1. 1

    Conheça os sintomas da hidropsia. Quando mais de um sintoma for observado em um peixe, isso talvez signifique que já é muito tarde para salvá-lo. Sendo assim, é importante reconhecer os sinais da doença o mais rápido possível. A condição muda o corpo do peixe, dando a ele uma aparência inchada, escamas forçadas para fora e olhos esbugalhados. O peixe com hidropsia também apresenta notáveis mudanças no comportamento. Ele fica letárgico, perde o apetite e gasta a maior parte do tempo na superfície da água ou no fundo do aquário.

  2. 2

    Deixe o peixe doente sob quarentena. Coloque-o em um aquário separado ou instale uma divisória de plástico no aquário principal. A hidropsia não é contagiosa, no entanto, manter o peixe afetado afastado dos saudáveis irá ajudá-lo a curar-se. Ele terá menos estresse e competição por comida.

  3. 3

    Administre a medicação para o peixe afetado. Penicilina, ácido nalidíxico e tetraciclina são medicamentos efetivos que podem combater a bactéria responsável pela infecção. A medicação deve ser capaz de tratar a infecção internamente, uma vez que os medicamentos de tratamento externo não alcançam a origem do problema. Dê o remédio ao peixe adicionando-o na alimentação diária. Logicamente, apenas funcionará se o peixe ainda estiver se alimentando. Leia a bula do medicamento para determinar quanto deve ser adicionado à comida. Além disso, são encontradas comercialmente rações com propriedades medicamentosas, que aumentam a resposta imunológica do peixe.

  4. 4

    Dê banhos de sais no peixe. Eles drenam o fluído extra para fora do corpo dele. Um peixe doente pode ser banhado em água salgada de duas a três vezes por dia. É possível adicionar sulfato de magnésio, azul de metileno ou qualquer outro sal de balanceamento eletrolítico na água do peixe. Esses sais estão disponíveis na maioria das lojas de animais de estimação e a embalagem deve indicar quanto deve ser adicionado na água do aquário; essa medida será proporcional ao volume de água.

  5. 5

    Previna futuras infecções. A hidropsia é difícil de tratar quando o peixe já está infectado; no entanto, é fácil de prevenir. Uma água de qualidade é o segredo para a prevenção da hidropsia no aquário. Elevados níveis de nitrato podem desencadear várias doenças, portanto, trocas parciais de água uma vez por semana manterão os níveis de nitrato controlados. Troque de 10% a 15% da água do aquário a cada troca. Excesso de alimentação e superpopulação de peixes no aquário geram mais sujeira e detritos que, além de turvar a água, elevam os níveis de nitrato do ambiente.

Dicas & Advertências

  • Algumas espécies de peixes são mais propensas a desenvolver hidropsia. Os ciprinídeos, os guppies, os kinguios, as colisas e os betas desenvolvem a hidropsia com mais frequência do que outras espécies de peixes.
  • Garanta que o aquário não fique superpopulado. A regra geral é que, para cada 2,5 cm corporal de peixe, deve-se ter 3,5 litros de água.
  • Excesso de alimentos pode fazer com que os peixes não comam tudo o que foi oferecido, o que deixa a água suja. Alimente os peixes uma vez por dia com uma quantidade que possa ser totalmente ingerida em um minuto.

O que você precisa?

  • Aquário extra ou uma divisória de plástico para aquários
  • Medicação (penicilina, acido nalidíxico ou tetraciclina)
  • Ração com propriedades medicamentosas
  • Sulfato de magnésio, azul de metileno ou qualquer outro sal de balanceamento eletrolítico

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível