Mais
×

Como tratar o vírus de coxsackie

Atualizada February 21, 2017

Esse vírus (também chamado de Coxsackievirus) causa inflamação na garganta e sintomas parecidos com os da gripe. Na maioria dos casos, o vírus não causa nenhum sintoma ou causa sintomas leves que desaparecem em aproximadamente uma semana, sem ser necessário tratamento. A doença mais comum causada pelo vírus é a doença da "mão, pé e boca". Antibióticos não são utilizados para combater a infecção desse vírus, pois eles funcionam apenas contra infecções bacterianas. As crianças têm maior tendência a serem infectadas do que os adultos.

Instruções

Trate o vírus Coxsackie
  1. Entre em contato com seu médico. Não existe antibiótico para esse vírus, mas o médico pode prescrever um remédio que fará seu filho se sentir melhor. Também é uma boa ideia conversar com seu médico para evitar o aparecimento de outras doenças.

  2. Administre acetaminofeno ou ibuprofeno para reduzir a febre e aliviar as dores e incômodos. Certifique-se de verificar com o médico primeiramente e seguir a informação de dosagem na bula do produto.

  3. Disponibilize brinquedos, livros, filmes e outras coisas para que as crianças febris não fiquem entediadas. Peça para a criança descansar na cama ou brincar silenciosamente dentro de casa mesmo se não tiver outros sintomas.

  4. Ofereça bastante líquido, especialmente bebidas de baixa acidez como água e suco de maçã, picolés de fruta e produtos Pedialyte.

  5. Fique atento à desidratação. A criança deve urinar pelo menos três vezes ao dia e não exibir sinais de sequidão ao redor da boca ou lábios. Nas crianças menores, veja se há poucas lágrimas quando chorarem e se as fraldas não estão ficando molhadas após três horas ou mais. Entre em contato com seu médico se a criança se recusar a tomar líquidos ou se suspeitar que ela está desidratada.

  6. Utilize um gargarejo de água com sal, spray para garganta inflamada e outros remédios para reduzir a dor de garganta. Para fazer o gargarejo de água com sal, misture uma colher de sopa de sal com 240 ml de água.

  7. Se a criança se sentir quente, dê compressas e banhos frios.

  8. Troque as roupas molhadas e roupas de cama se necessário para manter a criança mais confortável.

  9. Prepare ou compre alimentos leves para alimentar a criança doente, pois eles não irritam nem a garganta e nem o estômago. Algumas boas escolhas são sopas frias, cereal ensopado ou cozido, bananas e outras frutas leves, pudim e gelatina.

Coisas Necessárias

  • Acetaminofeno ou ibuprofeno
  • Sal
  • Spray para garganta inflamada
  • Alimentos leves
  • Fluidos com baixa acidez
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article