Como trocar a coifa da homocinética do Toyota Celica

Escrito por david roberts | Traduzido por valeria jardim
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Como trocar a coifa da homocinética do Toyota Celica
A coifa da homocinética está localizada atrás do rolamento do eixo de roda no Celica (Car Brake image by Joelyn Pullano from Fotolia.com)

As juntas homocinéticas são encontradas nas extremidades de cada eixo na maioria dos veículos, incluindo o Toyota Celica. Essa juntas homocinéticas permitem que a ponta do eixo continue a transferir energia a uma velocidade de rotação constante sem aumentar o atrito que é criado quando o veículo contorna curvas. As coifas da homocinética mantêm o lubrificante no interior dos rolamentos e juntas do sistema da homocinética para facilitar o movimento das partes de metal dentro dessas articulações. Às vezes, essas coifas podem rachar, o que ocasiona o vazamento de graxa e a mistura de contaminantes na graxa causando dificuldade para que o veículo faça curvas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Coifas da homocinética de substituição
  • Tesoura de aviação
  • Graxa de substituição para interior da coifa
  • Graxa de substituição para exterior da coifa
  • Grampos de coifa de substituição
  • Chave de fenda
  • Alicate de braçadeiras de coifa da homocinética Blue Point YA3080

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Instruções

    Coifa ou eixo

  1. 1

    Dirija o seu Celica pelo bairro, observando os sons que você ouve ao contornar curvas com o seu veículo. Se houver um som de clique quando você está virando, a homocinética já está danificada e substituir a coifa não vai ajudar. Você terá que substituir o eixo inteiro, o qual a partir de janeiro de 2011 é sensivelmente mais barato do que substituir somente as coifas de cada roda.

  2. 2

    Contorne as curvas lentamente enquanto você dirige. Se você se sentir o carro puxar ou estremecer quando contorna as curvas, mas sem som de clique, a homocinética pode não estar danificada.

  3. 3

    Ouça os cliques quando você está dirigindo em linha reta. Se você pode ouvir os cliques enquanto contorna curvas e em longas retas sem curvas, então sua homocinética estão provavelmente destruídas.

  4. 4

    Verifique seu orçamento e preço dos custos da substituição de um novo eixo e compare com o preço dos custos de novas coifas da homocinética.

    Retire as coifas da homocinética

  1. 1

    Levante o Celica em uma plataforma elevada ou em macaco hidráulico. Retire as porcas utilizando uma pistola pneumática ou chave de roda. Retire as rodas. Remova os freios, desconectando as linhas de freio e colocando-as de lado. Desaparafuse os rolamentos da roda e levante-os do eixo. Retire-os.

  2. 2

    Abra os grampos de metal da coifa da homocinética com um par de alicates de braçadeiras. Jogue fora esses pedaços de metal.

  3. 3

    Use uma faca ou um estilete para cortar a coifa velha da homocinética e jogue-a fora.

  4. 4

    Insira uma pequena chave de fenda na área onde o anel de pressão segura a articulação da homocinética na coifa. Ponha o anel elástico de lado para usar quando você substituir a coifa e for reinstalar a junta.

  5. 5

    Deslize a junta homocinética para fora do eixo. Verifique se a junta homocinética não apresenta sinais de umidade ou contaminação. Se há contaminação, as juntas também devem ser substituídas. Caso contrário, dê um banho de solvente de tinta nas peças da junta homocinética para limpar a graxa velha. Verifique se há danos nos rolamentos da junta homocinética.

    Instale as novas coifas da homocinética

  1. 1

    Deslize as novas coifas da homocinética sobre a extremidade do eixo. Pode ser necessário usar uma pequena chave de fenda para ajudar no deslizamento da coifa até o final, erguendo-a sobre as partes maiores do eixo. Encha a coifa com a nova graxa.

  2. 2

    Preencha as juntas homocinéticas limpas com a nova graxa. As juntas exteriores terão grandes rolamentos de esfera na articulação. Use a graxa exterior para estes e não misture a graxa de interior com o graxa de exterior. Acumule graxa na articulação e deslize-a para o eixo. Reinstale o anel que você removeu anteriormente e certifique-se de que este anel está encaixado corretamente na ranhura da qual foi retirado.

  3. 3

    Levante a ponta da coifa com uma pequena chave de fenda para permitir que o ar do interior da coifa possa escapar. Reinstale a coifa na homocinética, deslizando-a sobre os novos grampos da coifa. Aperte os grampos na coifa e monte o conjunto da homocinétrica. Alguns grampos da coifa podem ser apertados com uma chave de fenda, outros precisam de uma ferramenta especial conhecida como o alicate de braçadeiras de coifa da homocinética Blue Point YA3080.

Dicas & Advertências

  • Tenha cuidado ao trabalhar com o solvente de tinta, pois seus vapores são inflamáveis​​. Não trabalhe em áreas com cigarros ou charutos ou em chamas.

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