Mais
×

Como trocar um termostato analógico para um digital

Atualizado em 13 março, 2018

Os termostatos digitais programáveis ajudam a economizar energia (e dinheiro) através do controle automático do aquecimento e resfriamento da sua casa de acordo com suas necessidades diárias. Com um termostato programável, você não precisa se preocupar em mudar a temperatura antes de sair de casa para trabalhar ou ao ir dormir de noite --- o termostato faz isso por você. A maioria dos termostatos programáveis permitem quatro configurações diárias, e alguns permitem configurações diferentes para dias de semana e finais de semana. Trocar um termostato analógico antigo por um modelo digital é um projeto fácil, se o seu dispositivo antigo for de baixa voltagem, identificado por quatro fios coloridos finos conectados aos terminais de parafuso. Se o seu termostato antigo estiver encaixado em uma caixa elétrica e conectado a um cabo circuito padrão (120 Volts), você tem um termostato de tensão de linha. Nesse caso, contrate um eletricista para fazer a troca.

Instruções

Termostato digital (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Desligue a alimentação de energia da sua fornalha desligando o disjuntor no painel de disjuntores da sua casa. Retire a fachada decorativa do seu termostato antigo. Desaparafuse o corpo do termostato na base e separe-o com cuidado.

  2. Desconecte cada fio de baixa tensão do seu terminal de parafuso na base do termostato e o identifique com fita adesiva antes de partir para o próximo fio. Na identificação, escreva uma letra ou símbolo próximo ao terminal ao qual o fio estava conectado. Cole o fio de baixa tensão na parede para prevenir que ele caia na cavidade na parede. Remova a base do termostato.

  3. Desmonte o novo termostato conforme necessário. Passe os fios de baixa tensão pela nova base e instale-a na parede. Utilize buchas para comportar os parafusos se necessário.

  4. Conecte os fios de baixa voltagem aos terminais da nova base, seguindo o diagrama de montagem do fabricante. Instale uma bateria extra no corpo ou capa do termostato, se aplicável, e depois encaixe o corpo e capa sobre a base. Programe o termostato como desejado. Religue a fornalha.

Dicas

  • Os termostatos de mercúrio contêm um ou mais frascos de vidro cheios de mercúrio líquido, um material altamente tóxico. Descarte termostatos velhos apropriadamente, junto com materiais tóxicos.

O que você precisa

  • Chaves de fenda
  • Fita adesiva
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article