Mais
×

Como fazer truques com baquetas

Atualizado em 22 julho, 2017

Você vê os bateristas das bandas de rock fazendo aqueles malabarismos com as baquetas e encara com espanto, "Como eles fazem isso?". Fazer esses giros e arremessos com as baquetas é uma simples questão de memória muscular e coordenação motora.

Instruções

Truques de bateria (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

    Giros simples

  1. Comece a praticar os giros simples para aquecer os dedos. Quando se sentir pronto, pegue a baqueta do polegar para o dedo médio e o anelar. Gire esses dois dedos em uma figura de oito, e a baqueta começará a girar. Aumente a velocidade e o efeito será mais dramático. Alguns sentem-se mais confortáveis fazendo esse giro entre o dedo indicador e o médio. Tente ambos e trabalhe para desenvolver o giro na posição que preferir.

  2. Tente variações leves nas mãos, para efeitos diferentes. Uma pequena variação do giro simples é mover apenas o indicador, deixando o dedo médio para equilibrar a baqueta. Isso permite uma rotação muito mais rápida, e um alcance maior para o movimento.

  3. Jogue uma baqueta no ar e deixe que ela volte reta, para uma pegada fácil. Pratique algumas vezes, aumentando a altura. Uma jogada com giro envolve uma virada do pulso antes de soltar a baqueta. Esse método é mais difícil de dominar. Tente mirar suas tacadas de forma que elas caiam em um címbalo. Trabalhe isso nas músicas, mas tenha cuidado com a relação entre altura e tempo. Se você fizer esse truque em uma apresentação, lembre-se de se controlar; não fique muito entusiasmado, ou você pode perder o ritmo.

  4. Coloque a baqueta contra a borda de metal e a ponta contra a parte do meio. Eleve-a alguns centímetros. Tente quicá-la para fora da borda, pegando quando ela saltar. Isso demanda concentração e paciência para aperfeiçoar, mas quando feito no ângulo correto pode ser repetido, aumentando a altura de forma natural. Esse é um dos truques mais legais que, depois de dominado, pode ser colocado em uma música como parte da batida.

  5. Combine todos esses movimentos ao tocar a música. Com a caixa em 2 e 4, e o baixo em 1 e 3, tente manter o ritmo enquanto gira e joga as baquetas entre as batidas. Executar esses truques com precisão enquanto toca é difícil; nunca tente algo novo que você não tenha praticado muito, já que provavelmente acabará em constrangimento.

Aviso

  • Antes de tentar qualquer um desses truques, remova as farpas e alise a madeira, se necessário.

O que você precisa

  • Baquetas
  • Timbalão de chão ou caixa (de bateria)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article