Truques para fazer pão ciabatta

Escrito por athena hessong Google | Traduzido por gabriela bazzo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Truques para fazer pão ciabatta
Faça seu próprio ciabatta em casa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O pão ciabatta também é chamado de pão italiano. Mais espesso do que foccacia ou massa de pizza, mas menor do que um pedaço de pão de sanduíche, o pão ciabatta é diferente em sua forma e sabor. Os melhores pães ciabatta tem grandes buracos no interior, ideal para serem banhados no azeite ou mergulhados em sopas. A crosta crocante e rústica dá o acabamento no lado de fora da fatia de ciabatta. Você pode criar um pão ciabatta perfeito, mesmo se você não for um padeiro expert.

Outras pessoas estão lendo

Início

O pão ciabatta tem fermentação natural e precisa de um iniciador. Este arranque, chamado biga, consiste na levedura, na farinha e no fermento que começam a atividade no pão. A biga também dá um sabor extra, uma vida útil mais longa e uma textura mais mastigável ao alimento. Prepare essa mistura no dia anterior que você pretende assar o ciabatta. Depois de crescer, ela deve ser elástica, com uma textura pegajosa e muitos buracos. As bigas diferem nas quantidades de ingredientes, mas a maioria requer água, farinha e fermento e, após ser misturada deve ser deixada a levedar durante 12 a 24 horas.

Textura da massa

Depois de misturar os ingredientes na biga, a massa vai ficar mais rígida e mais úmida do que as outras massas de pão. Se você colocar muita farinha na massa o pão irá ficar muito duro. Para trabalhar com essa massa pegajosa, evite usar as mãos e opte por um processador de alimentos ou mixer com uma pá especial para mexer massa de pão. A massa de pão ciabatta deve ser mais grossa do que massa de panqueca, porém mais viscosa do que a massa de pão tradicional. Derrame a massa sobre uma superfície de trabalho, e mexa lentamente.

Tempo

O tempo é crítico em todas as etapas de fazer o pão ciabatta. Esse pão não deve ser feito em uma tarde. A biga requer pelo menos 12 horas para crescer, e a massa do pão deve crescer duas vezes. Isso desenvolve sabor e os grandes buracos no interior do pão. Não faça o ciabatta com pressa. O primeiro crescimento da massa deve ocorrer no recipiente de mistura e durará cerca de 90 minutos, ou até que a massa dobre de tamanho. A massa é derramada em uma assadeira plana, moldado em um pão achatado e de forma alongada. O segundo crescimento vai durar mais 90 a 120 minutos. Uma hora antes do segundo crescimento pressione levemente as pontas de seus dedos na parte superior do pão várias vezes para criar ondulações. Após este aumento da massa deve ter uma textura gelatinosa.

Assando

Assar o pão requer um forno quente e uma pedra de cozimento ou azulejo. Nunca use azulejos para cozinhar, e nunca colocar uma pedra fria ou telha em um forno quente. Pré-aqueça o forno com a pedra de cozimento ou azulejo já dentro. Isto irá proteger a a pedra de quebrar devido a um fluxo de temperatura. Borrife água sobre o ciabatta antes de assar para evitar que ele seque muito rapidamente no forno. O ciabatta deve ser assado a 218 graus centígrados durante 20 a 30 minutos, dependendo do tamanho do pão. Retire o pão ciabatta quente da pedra de cozimento ou azulejo e coloque-o em uma prateleira do forno com o forno desligado. Abra a porta do forno com um pegador de panela. O resfriamento do pão no forno quente vai criar a costa crocante e densa pela qual o ciabatta é conhecido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível