Mais
×

Usando o comando XMODMAP do Linux para trocar teclas em um teclado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

No Linux, você tem uma grande flexibilidade sobre configurações individuais. Por exemplo, os sistemas de entrada. A configuração do teclado é completamente acessível através de um mapeamento personalizável. O utilitário xmodmap permite a você modificar a configuração do seu teclado como quiser, incluindo trocar as atribuições e funções das teclas, ou mesmo adicionar uma função para outra tecla. O interessante é que ele também serve para personalizar as ações dos botões do mouse.

Instruções

Configure seu teclado da forma que quiser com o utilitário xmodmap (keyboard image by Fyerne from Fotolia.com)
  1. Abra uma nova janela de terminal. Digite o seguinte comando:

    xmodmap -pke

    Isso mostrará o mapeamento atual do teclado. Se você só quiser trocar duas teclas, ele facilitará a construção do comando.

  2. Digite "xev" e pressione Enter se precisar adicionar funções a teclas que não estão mapeadas. Por exemplo, as teclas de multimídia podem não estar incluídas no mapeamento atual. Na tela do terminal, pressione a tecla que deseja mapear, e o xev mostrará seu código de identificação. Anote-o para quando quiser substitui-la.

  3. Usando um editor de texto de sua preferência, abra ou crie o arquivo .xmodmaprc no seu diretório Home. É provável que o arquivo ainda não exista se você ainda não ter executado o comando xmodmap, então você precisará criá-lo.

  4. Adicione uma linha ao arquivo .xmodmaprc para cada tecla que queira modificar. A linha deve estar neste formato:

    keycode codigodatecla = tecla

    Substitua "codigodatecla" pelo código descoberto após a opção "pke" ou xev. Substitua "tecla" por outra, que você queira digitar quando a primeira é pressionada. Por exemplo, para mudar o código 89 para a tecla F4, a linha fica "keycode 89 = F4". Para modificar quando for digitada em caixa alta, dê um espaço no final da linha e digite a tecla a ser representada quando o botão Shift é pressionado.

  5. Abra o arquivo XKeysymDB, normalmente localizado no diretório /usr/share/X11, para ver os nomes das funções multimídia. Por exemplo, o arquivo mostra que a função "XF86AudioMute" está disponível. Para mudar uma tecla de multimídia com o código 102 para o botão de mudo, você deve adicionar a seguinte linha ao seu arquivo .xmodmaprc:

    keycode 102 = XF86AudioMute

  6. Salve o arquivo .xmodmaprc quando terminar. Saia do sistema e entre novamente para que as mudanças surtam efeito.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article