Uso de tecnologia na sala de aula

Escrito por john byk | Traduzido por camila batista
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Uso de tecnologia na sala de aula
A tecnologia revolucionou a educação, é preciso considerar o custo e a aplicação (Jetta Productions/Lifesize/Getty Images)

Ninguém pode negar que a tecnologia revolucionou a educação. Educadores têm ajustado dramaticamente seus métodos de ensino em resposta às novas tecnologias. Estão distantes os dias em que se acreditava que somente a inserção de computadores em sala de aula faria a diferença automaticamente. Muitas escolas agora consideram cuidadosamente o custo e a aplicação quando debatem o melhor uso da tecnologia.

Outras pessoas estão lendo

Tecnologia centrada no professor

Equipamentos que são usados estritamente pelos professores são projetados para enriquecer as apresentações, ajudar com o registro escolar ou auxiliar nas comunicações com o ambiente externo. Equipamentos de projeção estão mais acessíveis e agora são quase padrão em muitas salas de aula. Quadros interativos, embora ainda caros, oferecem uma interface instantânea entre a sala de aula e o ciberespaço, permitindo aos professores transformarem suas aulas em apresentações multimídia em tempo real.

Tecnologia centrada no aluno

Embora o oferecimento laptops para cada aluno do ensino fundamental tem ainda um custo proibitivo para a maioria das escolas, laboratórios móveis sem fio podem ser usados em projetos de grupo. Esses equipamentos são conectados diretamente à rede da escola, e o sinal é retransmitido a laptops que podem ser distribuídos aos alunos. Processadores de texto individuais estão se tornando mais acessíveis, assim como aparelhos menores e portáteis, tais como assistentes digitais pessoais que podem ser sincronizados com o computador do professor.

Vantagens da tecnologia em sala de aula

Equipamentos tecnológicos na sala de aula podem criar um ambiente mais interessante e interativo que a maioria dos alunos já está familiarizada fora da escola, exceto nos bairros mais pobres. Se as escolas se esforçam para se manterem atualizadas com as tendências tecnológicas e fazem orçamento de suas prioridades, então a aprendizagem torna-se mais relevante e significativa aos alunos. A alfabetização informatizada e o conhecimento dos principais computadores não é mais reservada para sistemas educacionais maiores ou escolas comerciais especiais na sociedade de hoje.

Desvantagens da tecnologia em sala de aula

Além do alto custo, a manutenção e a atualização constante da tecnologia em sala de aula sobrecarregam o tempo que deveria ser usado para o ensino e a aprendizagem. Além disso, nem todos os professores estão familiarizados com a tecnologia como deveriam ser, especialmente no que se refere à resolução de problemas de hardware. A contratação de especialistas para trabalhar em escolas de barro pode ser difícil porque o mundo dos negócios geralmente oferece oportunidades mais lucrativas.

Financiamento

Há ajuda financeira para a tecnologia e fundações de caridade para bairros carentes. A Apple inicialmente conquistou o mercado de usos educacionais de tecnologia devido aos sistemas fáceis de usar. A empresa ainda é a escolha preferida de muitos educadores devido aos descontos e ofertas especiais oferecidas aos clientes. Por causa do desenvolvimento de muitos pacotes de programas, os ambientes da Macintosh e da Microsoft estão ganhando igual acesso às salas de aula. Qualquer que seja a escolha educacional que os tomadores de decisão escolham, o futuro permanece imprevisível, e o que é bom hoje pode terminar como amontoado de tecnologia ultrapassada amanhã.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível