×
Loading ...

Utilizando mnemônicos na matemática

Mnemônicos são empregados em casos em que o cérebro é incapaz ou tem dificuldade de armazenar informações não associadas a imagens. Alguns alunos possuem maior dificuldade quando se trata de aprender os conceitos abstratos da matemática. Os mnemônicos podem ajudar alunos com alguma condição especial ou mesmo alunos com dificuldades de aprendizado, sendo um recurso valioso durante o período de aprendizado das crianças.

O uso de mnemônicos no ensino de matemática ajuda no entendimento dos conceitos (Pixland/Pixland/Getty Images)

Histórico

O uso de mnemônicos é comprovadamente eficaz no auxílio do processo de memorização e entendimento de conceitos, inclusive de equações matemáticas. Tanto alunos superdotados quanto alunos com deficiência de aprendizado se beneficiam desses métodos. Os mnemônicos são métodos que associam um conceito com uma imagem ou som, muitas vezes utilizando a rima. Os métodos foram separados em três tópicos: "letra", "cabides" (pegwords) e "palavras-chave".

Loading...

Estratégia da letra

Esse método utiliza-se de acrônimos para fixas um conceito. O uso de acrósticos é também utilizado nesse método, podendo ser definidos como mnemônicos de frases. A primeira letra a ser utilizada nesse método está relacionada ao conceito a ser ensinado aos alunos. Por exemplo, a palavra PERA: Procure o problema, Escreva as palavras em forma de equação de números, Responda o problema, Analise a resposta. Essa é apenas uma de muitas outras estratégias que podem ser empregadas no ensino de matemática com esse método.

Cabides

Esta estratégia consiste em rimar palavras aos números a elas associados, ajudando os alunos a memorizarem. É necessário primeiramente ensinar os cabides, para que então os alunos possam utilizá-los corretamente e, com a prática, serem capazes de associar as palavras aos números. Por exemplo, a multiplicação 5 x 5 é representada pelo cabide "brinco". Empregando o cabide, "brinco" x "brinco" tem como solução "limpe o brinco", ou 25, mas antes fixando a ideia de que o "brinco" está associado ao 5. Você pode empregar essa técnica para muitas outras operações matemáticas.

Palavras-chave

Geralmente utilizado para multiplicação, esse método é eficaz, pois associa os termos matemáticos a imagens ou conceitos já conhecidos pelos alunos. As imagens são associadas a conjuntos de multiplicações ou séries, como a série de multiplicação do número 2.

Nesse método, 2 x 2 pode se tornar um carro com dois pares de rodas. Isso torna o processo de reconhecimento do resultado, 4, mais fácil aos alunos. Seguindo a mesma linha, 3 x 2 pode ser um fardo de 6 refrigerantes, representando a resposta do problema. Existem muitas outras associações que você pode utilizar para auxiliar alunos que tenham dificuldade no aprendizado de matemática.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...