Mais
×

As vantagens de usar capacitores eletrolíticos

Atualizado em 17 abril, 2017

Os capacitores eletrolíticos extraem uma grande parte de sua capacitância da formação de uma camada gasosa em uma placa quando a polaridade correta é aplicada. A capacitância (C) é a magnitude de carga (Q) em cada placa dividida pela voltagem (V) aplicada às cargas: C=Q/V. Essa camada gasosa e o efeito dielétrico máximo dá a um capacitor eletrolítico uma capacitância muito maior por volume do que outros tipos de capacitores podem conseguir.

Capacitores eletrolíticos em uma placa de circuito (pc due image by Renato Francia from Fotolia.com)

Tamanho

O tipo mais comum de capacitor eletrolítico é o de tântalo. Outros são rompidos pelo tipo de gás ou pela pasta dielétrica usada, sendo típicos o eletrolítico de alumínio e o polipirrol. Em cada caso, a capacitância disponível em um capacitor eletrolítico só poderia ser conseguida por um capacitor não eletrolítico (como os de papel ou mica) de tamanho muito maior.

Capacitância

Os capacitores eletrolíticos possuem uma capacitância por volume maior que qualquer outro tipo de capacitor. Por causa dessa diferença de tamanho, poucos capacitores não eletrolíticos são feitos com capacitância maior que dez microfarad (uF).

Usos

Por causa de seus maiores valores de capacitância, os capacitores eletrolíticos são usados com mais frequência em aplicações de baixa frequência, como em filtros de fornecimento de energia. Os altos valores de capacitância tipicamente associados aos capacitores eletrolíticos agem como linhas curtas ou de baixa impedância para RF (radiofrequência) e aplicações de frequências maiores.

Aplicações

Por causa de sua construção e operação sensível à polaridade, os capacitores eletrolíticos necessitam de maior cuidado no uso que os outros capacitores. Se for instalado inadequadamente (polarização reversa), os capacitores eletrolíticos não alcançarão a capacitância correta e podem desenvolver pressão gasosa interna, levando a uma pequena explosão. Os capacitores eletrolíticos também são mais sensíveis à temperatura que os outros tipos de capacitores, então, antes de usá-los, verifique se estão nas condições de temperatura esperadas.

Sendo adequadamente escolhidos e instalados, os capacitores eletrolíticos são componentes úteis no inventário de projeção do circuito, fornecendo alta capacitância por um tamanho pequeno (placa de circuito "impresso") e baixo custo relativo a outros tipos de capacitores.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article