Vantagens e desvantagens da contabilidade baseada em princípios

Escrito por david rodeck | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens da contabilidade baseada em princípios
A flexibilidade da contabilidade baseada em princípios é a sua maior vantagem, e também sua maior desvantagem (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

A cada ano as empresas são obrigadas a elaborar as suas demonstrações financeiras de acordo com as regras estabelecidas pela legislação vigente. Os escândalos relatados no início dos anos 2000 levaram o conselho nacional de contabilidade dos Estados Unidos a reavaliar os métodos de contabilidade disponíveis. Um desenvolvimento atual é o aumento da utilização de um método de contabilidade baseada em princípios, em vez do baseado em regras. Este novo método dá às empresas vantagens e desvantagens contábeis devido à sua flexibilidade.

Outras pessoas estão lendo

O que é contabilidade baseada em princípios?

A contabilidade baseada em princípios é a que se baseia em diretrizes gerais. Em vez de fornecer regras exatas para cada situação, ela fornece relatórios de metas que um contador deve atender conforme julgue pertinente. As regras são estabelecidas para situações contábeis, mas destinam-se a ser mais do que apenas um exemplo. Cabe a cada empresa determinar como cumprirá suas metas de relatórios necessários. Os princípios contábeis geralmente aceitos são uma forma bem conhecida de contabilidade baseada em princípios.

Método alternativo

A outra forma de contabilidade é o método baseado em regras, que enumera um conjunto exato de requisitos que devem ser seguidos na elaboração de um balanço financeiro. Não há flexibilidade nas decisões contábeis e essas regras devem ser seguidas. Esse método cria demonstrações contábeis mais padronizadas do que o baseado em princípios.

Vantagens

A principal vantagem do método contábil baseado em princípios é a sua flexibilidade. À medida que o mundo financeiro se torna mais complexo, torna-se cada vez mais difícil criar regras padronizadas para toda a economia. A contabilidade baseada em princípios permite que as empresas preparem suas demonstrações financeiras de maneira a melhor garantir a divulgação precisa de sua situação atual. O formato rigoroso da contabilidade baseada em regras torna a divulgação mais trabalhosa e, por vezes, menos informativa. Por exemplo, a empresa não teria a capacidade de listar os dados específicos da indústria da forma que achasse melhor. O método baseado em princípios dá esta flexibilidade.

Desvantagens

A flexibilidade do método baseado em princípios cria seu próprio conjunto de problemas. Uma vez que cada empresa pode preparar as suas demonstrações de sua própria maneira, elas podem variar em termos de estilo, tornando mais difícil compará-las, principalmente em diferentes setores. Outro problema é que esse método acarreta mais responsabilidade para a empresa. Sem um rigoroso conjunto de regras contábeis, a empresa tem mais chances de cometer um erro de informação que pode levar a problemas legais. O maior risco do método de princípios é a desvantagem de sua flexibilidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível