Vantagens e desvantagens dos horários de trabalho flexíveis

Escrito por addison simmons | Traduzido por morgana nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens dos horários de trabalho flexíveis
Horários de trabalho flexíveis estão redefinindo o escritório tradicional (quiet place at home to work image by Leticia Wilson from Fotolia.com)

Dos códigos de vestimenta mais descontraídos a horários de trabalho flexíveis, a forma como as empresas são administradas está mudando. Muitas pessoas agora trabalham a distância, onde tudo que elas precisam é de uma conexão com a Internet e um computador para estar em um escritório virtual. Outras empresas estão permitindo que funcionários trabalhem em casa por tempo parcial ou definam seus próprios horários. Tudo isso significa que os trabalhadores devem gerir o seu tempo sabiamente e encontrar um equilíbrio entre trabalho e lazer.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens

Uma clara vantagem de um horário de trabalho flexível é a capacidade de organizar a sua jornada de trabalho em torno de obrigações pessoais. Por exemplo, em vez de trabalhar no turno tradicional de 08:00 as 17:00, você pode trabalhar das 07:00 as 16:00 horas e usar a hora extra depois do trabalho para compromissos ou outros assuntos pessoais. De acordo com o departamento de Recursos Humanos da Universidade de Northern Arizona, outros benefícios de um horário flexível incluem o aumento da produtividade e satisfação, diminuição da ociosidade, horas extras e rotatividade de funcionários.

Vantagens e desvantagens dos horários de trabalho flexíveis
Uma clara vantagem é a capacidade de organizar a sua jornada de trabalho em torno de obrigações pessoais (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Desvantagens

A desvantagem de um horário flexível é que a responsabilidade pela gestão do tempo é mais premente, especialmente se trabalhar em casa. Supervisores e outros funcionários também não estão por perto para responder a perguntas ou mantê-lo na tarefa. Encontrar um equilíbrio entre trabalho e tempo para a família pode ser difícil, bem como quando o escritório e a casa são o mesmo lugar. Ao trabalhar no escritório, mas com horários flexíveis, também podem surgir dificuldades. Se chegar mais cedo do que a maioria, pode ser difícil para permanecer na tarefa sem a direção de supervisores ou colegas de trabalho. Enquanto muitos acham que os horários de trabalho flexíveis aumentam a produtividade, isso realmente depende da motivação pessoal e do ambiente de trabalho.

Vantagens e desvantagens dos horários de trabalho flexíveis
A desvantagem de um horário flexível é que a responsabilidade pela gestão do tempo (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Conselhos de especialistas

Ao decidir se deve ou não obter um horário de trabalho flexível, considere todas as implicações. Em um artigo de 2001 no Monthly Labor Review Online, uma publicação do Departamento do Trabalho Americano, Lonnie Dourado, professor de economia na Universidade da Pensilvânia dos EUA, escreveu que muitas empresas que permitem que os horários de trabalho sejam flexíveis, depois começam a implementar turnos noturnos e mais horas, ou mudam os funcionários para um status de meio expediente ou autônomo.

Vantagens e desvantagens dos horários de trabalho flexíveis
Ao decidir se deve ou não obter um horário de trabalho flexível, considere todas as implicações (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível