Vantagens e desvantagens de morar no exterior

Escrito por caro smith | Traduzido por guilherme ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens de morar no exterior
Mudando para o exterior

Há várias razões para uma pessoa morar no exterior: serviço militar, requisitos de trabalho, casamento e educação superior, para exemplificar algumas. É uma ideia empolgante, mas também pode intimidar. Há prós e contras em estar fora da sua pátria, então, pense bem antes de dar esse passo.

Outras pessoas estão lendo

Cultura

No começo, adaptar-se ao seu novo país pode trazer desafios quanto a se acostumar com uma cultura diferente. Desde a troca da moeda aos feriados nacionais e o clima precisarão de tempo para que você se acostume. Você precisará se adaptar aos costumes sociais deles, os horários das lojas, a ética de trabalho, a comida e assim por diante. Por outro lado, você pode acabar preferindo alguns dos costumes novos e passar a ver os seus antigos de outra forma.

Distância

Saudade de casa é uma queixa comum entre aqueles que moram fora. Muitos dizem que leva até dois anos para você assimilar completamente a cultura nova e diminuir o sentimento de solidão. Dependendo da sua situação financeira e a distância entre você e seus amigos e familiares, as visitas podem ser raras. Felizmente, a tecnologia pode ajudar você a entrar em contato com seus entes queridos por meio de celulares, emails, redes sociais e webcams. Se não tiver muitas ligações com seu país natal, entretanto, mudar-se para o exterior pode lhe trazer um novo recomeço do qual precisa.

Língua

É muito difícil viver dia a dia onde suas habilidades de comunicação são limitadas pela língua que é estrangeira para você. Se for se mudar para um país onde sua primeira língua não é a primeira língua deles (ou nem falada por eles), é bom começar a aprender a língua nativa deles imediatamente. Mesmo se o novo país também falar sua língua, você pode ficar surpreso com as confusões que podem acontecer (como ocorre quando um brasileiro se muda para Portugal). Embora a língua seja a mesma tecnicamente, você descobrirá que muitas palavras têm significados diferentes nos dois países.

Localização

Seu novo país pode ser muito conveniente para algumas coisas e muito inconveniente para outras. Por exemplo, se você se muda para a Europa, você poderá ir para vários países em um dia ou menos de carro. Muitas línguas e culturas serão facilmente acessíveis e você poderá viajar para muitos lugares com os quais apenas sonhou anteriormente, mas nem a sua condição financeira nem o tempo deixavam. Ao mesmo tempo, se você se mudou para uma ilha como a Irlanda ou Havaí, a natureza remota da localização significará preços mais altos por produtos, já que demorará mais e será mais difícil de obtê-los.

Emprego

Do tamanho do seu currículo à escolha da sua roupa para a entrevista, você precisará pesquisar as convenções culturais relacionadas à busca de emprego em seu novo país. É extremamente necessário descobrir como você vai lidar com os impostos para evitar problemas legais. Se estiver acostumado com um país com uma taxa alta de emprego, você pode se desanimar com a taxa de desemprego local (na Sardenha, por exemplo, é de 19% e no Quênia é de 40%). Seu campo de trabalho pode ser melhor representado em seu novo país, oferecendo uma oportunidade que você nem tinha percebido antes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível