×
Loading ...

Como as velas estrela de prata funcionam?

Atualizado em 17 abril, 2017
Saiba como as velas estrela de prata funcionam (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O que são as velas estrela de prata?

As velas estrela de prata são dispositivos pirotécnicos manuais que queimam por até um minuto, produzindo faíscas prateadas brilhantes. Elas são feitas com várias substâncias, incluindo um combustível, um oxidante como nitrato de potássio, ferro em pó ou outros metais, e algum tipo de liga.

Loading...

Substâncias usadas na vela estrela de prata

O objetivo do metal em pó no composto é produzir faíscas coloridas. Cada tipo de metal produzirá faíscas de cores diferentes quando for queimada. O alumínio, por exemplo, produzirá faíscas brancas, enquanto o ferro produzirá faíscas alaranjadas, e o titânio de ferro produzirá faíscas douradas.

Combustível

O combustível usado para as velas estrelas de prata é uma combinação de carvão e de enxofre. O combustível e o oxidante são colocados juntos com açúcar ou amido e misturados com água, para criar o que se chama de "calda". Quando um arame é mergulhado nessa mistura pegajosa, ele ficará coberto e formará uma vela estrela de prata quando secar. A calda poderá ser também derramada em um molde em formato de tubo e seco até fazer outro tipo de vela estrela de prata.

Preparando a vela

Uma vez que a calda estiver seca, a vela, agora no formato de um cabo, estará pronta para ser acesa. Tendo em vista que o oxidante e o combustível foram misturados de forma igual com a liga e o ferro ou aço em pó, a vela queimará de forma devagar e igualmente em seu comprimento.

Uso da vela estrela de prata

As velas estrela de prata são bastante populares no Ano Novo, apesar das questões de segurança apresentadas em qualquer objeto inflamável. As velas estrela de prata são responsáveis por muitos focos de incêndio ou queimadas em floresta, devido ao fato de que elas são mais populares durante o verão, quando a folhagem está mais seca. Uma importante dica de segurança para qualquer um que use as velas estrela de prata é sempre garantir que a vela esteja completamente queimada antes de descartá-la. Mantenha um recipiente de água disponível para mergulhar as velas depois de queimadas, a fim de acabar com o risco de iniciar um incêndio acidental.

Perigos

Além do perigo em potencial de usar as velas estrela de prata, elas também podem representar um risco para crianças. As velas geram um calor de mais de 1.000 ºC, porém os pais podem permitir que as crianças mais novas brinquem de vez em quando com elas, como se fosse um brinquedo qualquer. De acordo com o Ministério da Saúde, as internações por acidentes com fogos de artifício atingiram mais de mil pessoas entre os anos de 2008 a 2011. O número de acidentes é elevado entre crianças abaixo de 5 anos de idade, devido à combinação entre o calor extremo produzido pelas velas e o fato de que poucos pais se dão conta dos riscos e perigos associados à vela estrela de prata.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...